O ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023, realizado pelo portal Jornalistas&Cia, foi divulgado e a gaúcha Eliane Brum continua sendo a +Premiada Jornalista da História pelo quarto ano consecutivo, com 1635 pontos. Já a segunda posição foi assumida por Cid Martins, com pontuação de 1402,5, profissional que atualmente exerce a função de assessor de imprensa no gabinete de Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Enquanto isso, a disputa anual foi conquistada pela fotojornalista de O Globo, Marcia Foletto, natural de Santa Maria.
A profissional somou 190 pontos de acordo com a pesquisa, com as conquistas na categoria Fotografia nos prêmios 'Vladimir Herzog', 'SIP' - promovido pela Sociedad Interamericana de Prensa - e 'Direitos Humanos de Jornalismo' - realizado por meio de uma parceria entre o Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e a seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). Figuram no pódio também Rebeca Borges, segunda colocada com 170 pontos, e o gaúcho Caco Barcellos, da TV Globo, em terceiro com 132,5. Com essa pontuação, o jornalista se tornou o atual quarto colocado do ranking histórico, com uma pontuação de 1302,5, subindo uma posição em relação ao ano anterior.
Ainda no Top 10 anual, aparecem mais duas profissionais nascidas no Rio Grande do Sul, sendo elas: Larissa Rosso, de Zero Hora e GZH, na sexta posição com 85 pontos, que foi o destaque da Região Sul, e Marina Pagno, do G1, em oitavo na lista com 70 pontos. Já entre os 10 melhores colocados da listagem histórica figuram também outros três gaúchos: Marcelo Canellas, em sétimo com 922,5 pontos; Giovani Grizotti, da RBS TV e TV Globo, em oitavo com 902,5; e Carlos Wagner, da Zero Hora, em décimo com 880.
Entre os veículos, a Zero Hora ocupou a sexta posição do pódio nacional com 210 pontos e foi a melhor da Região Sul, seguida por Correio do Povo (105) e GZH (90). Por fim, o Grupo Globo foi o primeiro lugar entre os +Premiados Grupos de Comunicação do Ano com 1495 pontos, sendo que o Grupo RBS foi o segundo colocado com 450. Para verificar o ranking completo, clique no link para acessar a revista.