Empresas de OOH vencem chamamento público de adoção do Muro da Mauá

Prefeitura escolheu proposta do consórcio composto por Sinergy e HMidia

Projeção de uma das artes no Muro da Mauá - Divulgação

Para quem pensa que a mídia Out of Home se resume a mobiliário como relógios e painéis, saiba que, em Porto Alegre, ela foi além. As empresas do ramo Sinergy e HMidia compõem o consórcio que adotará um dos pontos históricos da cidade: o Muro da Mauá. A escolha ocorreu por meio de chamamento público da prefeitura.

O pleito foi voltado à adoção dos 750 metros do Muro da Mauá, que ficam entre a região da Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória situada pouco antes da Usina do Gasômetro. O consórcio vencedor foi escolhido por unanimidade pela Comissão Julgadora, para o embelezamento paisagístico do local, ação que integra o projeto de recuperação do Centro Histórico.

Para o local, estão previstos: destaque aos 250 anos do município, e a personalidades de setores como cultural e esportivo; jardim vertical; cascata de água; abrigos de ônibus modernos; e iluminação cênica. Ainda há previsão de interatividade, com QR codes trazendo informações sobre as imagens estampadas. "Queremos dar movimento ao muro, fazer com que ele interaja com as pessoas", salienta o diretor-geral da Sinergy, Eduardo Ferreira.

Em contrapartida ao trabalho de embelezamento do Muro da Mauá, a prefeitura concederá um espaço para identificação de marca ao consórcio. Sinergy e HMídia poderão utilizar 15% do trecho adotado para divulgarem suas empresas. Ambas ainda serão autorizadas a utilizarem a frase: 'Uma empresa parceira de Porto Alegre', no local e em suas peças publicitárias, junto do brasão oficial da cidade.

'Mão na massa' (ou no muro)

A escolha do Executivo municipal foi feita, mas os trabalhos devem começar apenas no próximo mês. Isto porque, desde a publicação do comunicado de resultado no Diário Oficial de Porto Alegre, ocorrido na sexta-feira, 18, está correndo prazo de 10 dias para contestação, de parte dos participantes. O período se encerrará no dia 28, e, antes do consórcio colocar a 'mão na massa', terá a assinatura do termo de adoção, que valerá por dois anos.

Além do consórcio Sinergy-HMídia, apresentaram propostas o grupo Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas e a empresa TIS Marketing. Os projetos concorrentes estão disponíveis para consulta, assim como o processo.

Critérios e expectativas

A Comissão Julgadora foi composta por membros do Executivo. Dentre eles, os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; de Parcerias, Ana Pellini; e de Cultura, Gunter Axt. Também integraram o grupo os técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Hélio de Almeida Oliveira; da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini; e do Gabinete de Comunicação, Rafael Ocãna Vieira.

Os critérios, conforme a secretária de Parcerias, foram criatividade, inovação, sustentabilidade e capacidade de execução. Ana destaca a satisfação com a escolha: "Ficamos bastante impressionados com a qualidade dos materiais que recebemos. Todos demonstraram um grande engajamento com esse projeto do município de embelezar a cidade". O secretário de Cultura concorda: "A dedicação pela cidade e a vontade de ajudar melhorando esse espaço tão rico que é o Muro da Mauá ficaram muito claras nas apresentações".

Comentários