Entidades repudiam agressões à equipe da RDC TV

Ataque ocorreu próximo ao Comando Militar do Sul, nesta terça-feira

Entidades se manifestam contra a violência - Reprodução/RDC TV

Nesta terça-feira, 3, uma equipe de reportagem da RDC TV cobria o desmonte do acampamento de manifestantes contrários ao resultado das eleições presidenciais, ao lado do Comando Militar do Sul, quando foi abordada por alguns militantes. O repórter cinematográfico Jocemar Silva foi agredido e teve seu equipamento danificado. Entidades representativas de profissionais da imprensa se pronunciaram por meio de notas, condenando a violência. 

Um dos agressores foi identificado como o vereador de Nova Santa Rita Eliel Antônio Alves da Silva, conhecido como Eliel Líder Comunitário (PRTB). Em entrevista ao G1, o político pediu desculpas à vítima, disse que perdeu a razão e se arrepende do que fez - conforme ele, uma atitude injustificável. "Como já aconteceu, o máximo que posso fazer é pedir desculpas para o rapaz. (...) Não justifica o que fiz, reconheço que errei e quero me retratar", falou ao portal de notícias.

A ação do parlamentar foi rejeitada pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita, Rodrigo de Oliveira Aveiro. Em nota, o gestor público afirma: "A atitude do Vereador é incompatível com os valores prezados pela Câmara Municipal de Nova Santa Rita. Desta forma, os procedimentos específicos em relação ao caso concreto serão averiguados na Câmara Municipal de Nova Santa Rita".

Repúdio

Em texto publicado nas redes sociais, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Nunes, manifestou solidariedade aos profissionais e disse considerar o feito uma tentativa de intimidação ao trabalho, e "apela no sentido de que as autoridades policiais e judiciais investiguem o lamentável episódio e responsabilizem os delinquentes envolvidos na agressão".

Já a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc/RS), a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), os sindicatos de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), dos Radialistas do Rio Grande do Sul e dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre (Stigpoa) assinaram uma nota conjunta também repudiando o ato. 

O texto relata o ocorrido, relembra mais ataques registrados a comunicadores e a solicitação das entidades por mais segurança, enviada no final do ano passado, ao ex-governador Ranolfo Vieira Júnior. Os assinantes salientam que "é inadmissível a tentativa de cercear o trabalho das e dos colegas da imprensa e muito menos a liberdade de expressão para noticiar a verdade em um claro atentado contra a democracia conquistada pelo voto nas urnas". Dessa forma, são contrários ao ocorrido e prestam solidariedade aos colegas.

Confira as notas:

Associação Riograndense de Imprensa

ARI CONDENA AGRESSÃO

A Associação Riograndense de Imprensa manifesta sua solidariedade à equipe da RDC TV que foi agredida no Centro de Porto Alegre, na tarde de terça-feira (3/1), quando fazia cobertura da saída de manifestantes das proximidades do Comando Militar do Sul. Um dos integrantes do grupo inconformado com o resultado da última eleição presidencial atacou de forma covarde e violenta o repórter cinematográfico Jocemar Silva, que gravava imagens em local público. A ARI considera esse tipo de atitude uma tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa e apela no sentido de que as autoridades policiais e judiciais investiguem o lamentável episódio e responsabilizem os delinquentes envolvidos na agressão.

José Maria Rodrigues Nunes 

Presidente da Associação Riograndense de Imprensa-ARI 

 

Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors)

Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj)

Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc/RS)

Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre (Stigpoa)

Há três dias do início do novo ano, já recebemos a informação de agressão à equipe da RDC TV em pleno exercício profissional, no centro de Porto Alegre, por manifestantes contrários ao resultado das eleições. A reportagem registrava o momento em que as vias ao lado do Comando Militar do Sul eram desobstruídas, quando uma pessoa se aproximou, questionando se a equipe tinha autorização para gravar imagens.

Sem precisar de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública, os repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva. A equipe solicitou o apoio da Brigada Militar, e foi atendida pelo 9º BPM, inclusive com a presença de seu comandante, Tenente-Coronel Schimdt.

Acompanhados pelos policiais militares, os profissionais foram à 1ª Delegacia de Polícia onde apresentaram todas as imagens, inclusive do criminoso, que segundo informações, é vereador de Nova Santa Rita. De acordo com o monitoramento feito pela Fenaj, em parceria com a Abraji, de 30/10/22 a 01/01/23 já foram registrados 70 casos de agressão física, ofensas, assédio digital, entre outras modalidades de ataques a jornalistas. A maioria deles partiu dos grupos antidemocráticos que, mesmo depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não se retiraram do entorno de quartéis do Exército. Dos 70 ataques, 65 ocorreram na cobertura dos acampamentos e bloqueios de rodovias, que foram considerados ilegais e golpistas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Acabamos o ano de 2022 com denúncias de assédio moral contra colegas da Rádio Guaíba e violência nas coberturas jornalísticas das manifestações contrárias ao resultado eleitoral. As entidades sindicais, que já tinham solicitado maior segurança ao exercício do trabalho dos profissionais, receberam do gabinete do então governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, no dia 3 de novembro, a garantia de que policiais militares estariam acompanhando os trabalhos de cobertura jornalística nos atos antidemocráticos contra o resultado das eleições presidenciais.

O ex-governador disse, ainda, que, ao tomar conhecimento dos graves fatos dos quais foram vítimas equipes de veículos de comunicação, nos últimos dias, determinou "providências imediatas com a identificação das autorias e consequente responsabilização na forma legal". Ele destacou, também, não admitir nenhum ato de violência ou quebra da ordem ou dos princípios democráticos.

 

Salientamos que é muito importante a comunicação deste tipo de violência para criarmos mecanismos legais de mapeamento destas ações para coibir definitivamente este tipo de prática. É inadmissível a tentativa de cercear o trabalho das e dos colegas da imprensa e muito menos a liberdade de expressão para noticiar a verdade em um claro atentado contra a democracia conquistada pelo voto nas urnas.

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul - SindJoRS, a Federação Nacional de Jornalistas - Fenaj, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado - Arfoc/RS, o Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre - STIGPOA repudiam veementemente o fato de que profissionais da comunicação, da RDC TV, foram agredidos e que tiveram o seu equipamento danificado no terceiro dia do ano de 2023 e, também, prestam sua solidariedade a estes colegas.

 

Câmara Municipal de Nova Santa Rita

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Câmara Municipal de Nova Santa Rita

O Presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita, Rodrigo de Oliveira Aveiro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando os registros e notícias que circulam e demonstram a agressão do Vereador Eliel Antônio Alves da Silva contra o Cinegrafista Jocemar Silva da Empresa RDC-TV, esclarece que a Casa Legislativa repudia qualquer tipo de agressão, física ou moral, que fere a liberdade da Imprensa.

A atitude do Vereador é incompatível com os valores prezados pela Câmara Municipal de Nova Santa Rita. Desta forma, os procedimentos específicos em relação ao caso concreto serão averiguados na Câmara Municipal de Nova Santa Rita.

A Casa do Povo é lugar de democracia, respeito e segurança. Essa é a posição do Poder Legislativo.

Nova Santa Rita, 04 de janeiro de 2023. 

Vereador Rodrigo de Oliveira Aveiro

Presidente

Comentários