Equipe do Pacto Alegre visita Medellín para ver projetos de Inovação

Por seis dias, 23 integrantes da iniciativa foram até a cidade para visitar locais como Comuna 13 e Comunidade Novo Ocidente

Viagem foi realizada com o objetivo de inspirar o grupo - Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira, 10, 23 integrantes do Pacto Alegre retornam à capital gaúcha após participarem da Missão Medellín por seis dias. O antropólogo Santiago Uribe, consultor da iniciativa, foi o anfitrião e locais como a Comuna 13 e a Comunidade Novo Ocidente foram visitados pelo grupo. O intuito da viagem era que os visitantes se aprofundassem no trabalho realizado pela cidade colombiana por meio do Escritório de Resiliência, que tem Uribe como diretor.

César Paz, que representa o POA Inquieta, outro organizador da missão, relatou a importância da localidade para a Inovação mundial. "Medellín passou, em pouco mais de duas décadas, da condição de cidade mais perigosa do mundo para a mais criativa do planeta. Isso é resultado de um profundo processo participativo de transformação urbana e social que tem na Inovação e na inclusão os seus vetores fundamentais."

Agora, a intenção é utilizar essas experiências para se inspirar e criar novas ideias que possam ser aplicadas no projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre. A ação busca implantar hubs de Inovação em regiões periféricas da cidade. O primeiro deles está no Morro da Cruz, e oferece um espaço para iniciativas inovadoras e instalação de wi-fi gratuito na área. "Estudar e conhecer a história de Medellín já é bastante inspirador, mas ir até lá, desbravar in loco, trocar experiências com as pessoas que fizeram tudo acontecer, potencializa ainda mais nossas ações para que possamos impactar a nossa cidade e melhorar a vida das pessoas", relata Michel Couto, coordenador dos Territórios Inovadores.

Comentários