Fernanda Zaffari assume a vice-presidência da FPA, em Londres

Ao Coletiva.net, a comunicadora conta iniciativas que pretende promover na Foreign Press Association

Em Londres desde 2013, ela chegou ao comitê da FPA em 2023 - Crédito: Arquivo pessoal

A jornalista gaúcha Fernanda Zaffari assumiu, recentemente, a vice-presidente da Foreign Press Association (FPA), em Londres, na capital da Inglaterra. Trata-se de uma associação mundial de jornalistas estrangeiros, que possui cerca de 500 membros permanentes e correspondentes internacionais de 60 países. Ao Coletiva.net, a comunicadora contou algumas iniciativas que pretende promover durante os dois anos de gestão. 

Atualmente no país inglês, a profissional atua como jornalista freelancer e possui uma empresa, a fzUKContent, que realiza a curadoria de conteúdo para organizações e eventos. "Hoje celebro a feliz coincidência da minha primeira missão como correspondente internacional, que foi há 25 anos no Oscar. Fui a Los Angeles e fiz a cobertura da cerimônia do Oscar, quando Fernanda Montenegro concorria como melhor atriz no 'Central do Brasil', recordou, no exato momento em que Fernanda Torres, filha da Fernanda Montenegro, recebeu três indicações ao prêmio cinematográfico, junto do longa 'Ainda Estou Aqui'."

Comitê da FPA

Em Londres desde 2013, ela chegou ao comitê da FPA em 2023. A profissional é a única brasileira que faz parte da gestão, por isso, uma das iniciativas é promover o Jornalismo sul-americano, sobretudo brasileiro, ao centro das discussões internacionais. "Além disso, temos o plano de ampliar a atuação da entidade, possibilitando mais acesso às melhores fontes com oportunidades exclusivas para nossos associados", revelou. 

A comunicadora considera que o mercado mudou. Isso porque os grandes escritórios de grupos de mídia estrangeiros, com abundância de estrutura técnica e equipes qualificadas, tornaram-se mais raros. "A realidade é a do profissional independente, que atua sozinho e sem uma redação no país onde trabalha. Nesse cenário, a FPA assume uma relevância ainda maior, reforçando a essência de sua fundação", afirmou.

Perspectivas da gestão 

Londres reúne diversos correspondentes, muitos deles estão baseados na cidade e frequentemente são deslocados para cobrir outros países. "Nas entrevistas coletivas organizadas pela FPA, proporcionamos uma plateia internacional. É algo que comparo à sala de imprensa dos grandes eventos globais. Ou seja, trata-se de uma oportunidade única para a fonte se comunicar com o mundo inteiro de uma só vez." 

Agora, o desejo para os próximos anos é reforçar a relevância da FPA junto às autoridades no Reino Unido. "Embora este país diz ter uma visão global, ainda há espaço para o reconhecimento adequado da importância da imprensa internacional. A realidade é que essa nação ainda tende a olhar muito para si mesmo." 

Sobre a crise das fake news e as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas neste contexto, Fernanda ressaltou que a pluralidade e a variedade de países representados pela FPA evidenciam o tamanho do desafio que temos pela frente. "Sou otimista", enfatizou. "Esse deve ser um grande momento para o Jornalismo, pois as histórias precisam ser contadas por profissionais qualificados e éticos. O Jornalismo presta", finalizou. 

Carreira

Nascida em Porto Alegre, Fernanda Zaffari é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com carreira em multimídia, iniciou a trajetória na Rádio CBN. Também trabalhou em veículos de Comunicação do Grupo RBS, como Rádio Gaúcha, RBS TV, TVCOM e Zero Hora. Para o conglomerado midiático, um dos grandes momentos foi a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha de 2006.

Comentários