Festival de Cinema de Gramado: Jorge Furtado recebe 'Troféu Eduardo Abelin'
Nesta noite, também foi apresentada a premiére mundial do filme 'Virgínia e Adelaide', obra que divide a direção com Yasmin Thayná
O diretor gaúcho Jorge Furtado recebeu nesta sexta-feira, 16, o 'Troféu Eduardo Abelin', durante o '52º Festival de Cinema de Gramado', no ano que completa 40 anos de carreira. Ainda nessa noite, foi apresentada a premiére mundial do filme 'Virgínia e Adelaide', obra que divide a direção com Yasmin Thayná. O portoalegrense é considerado um dos mais emblemáticos diretores, roteiristas e produtores do audiovisual brasileiro.
Jorge Furtado começou a carreira profissional na televisão, ainda na década de 1980. Em 1987, foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre. Nas telonas dirigiu filmes produzidos no Rio Grande do Sul e realizou os curtas 'O dia em que Dorival encarou a Guarda', 'Barbosa' e 'Ilha das Flores', com os quais recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive no Festival de Berlim.
Com a virada do milênio, Furtado estreou como diretor de longas-metragens em 'Houve uma vez dois verões'. Com seu segundo filme, 'O Homem que Copiava', chegou ao grande público, levando mais de 600 mil espectadores aos cinemas. Com essa produção, recebeu diversos prêmios, incluindo o de melhor filme nacional no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2003. O profissional marcou carreira com a direção de longas e programas especiais na televisão, que abriram novos caminhos e discussões em torno do audiovisual brasileiro.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.