Interatividade é a palavra-chave do Novo Museu do Festival de Cinema de Gramado

Gramado Parks, mantenedora do espaço, apostou na tecnologia e modernização para apresentar a história do evento cinematográfico

Museu foi inaugurado na última quinta-feira - Crédito: Sarah Acosta

Manter o público apenas como espectador da sétima arte com certeza não estava entre os objetivos da estruturação do Novo Museu do Festival de Cinema de Gramado. A empresa Gramado Parks, mantenedora do espaço e responsável por projetar as 25 atrações disponíveis para visitação, investiu em tecnologia e interatividade para apresentar a história do evento cinematográfico. E para conferir de perto todas as novidades, a equipe de Coletiva.net esteve presente na inauguração, realizada na última quinta-feira, 14, no Palácio dos Festivais, em Gramado.

A imersão já começa no hall de entrada, com o inconfundível tapete vermelho que guia os visitantes no acesso aos andares superiores do museu. Mas  quem não estiver com tanta pressa - e com um pouco de fome -, ainda pode dar uma paradinha no 'Gourmet Popcorn', à direita, para conferir todas as atrações junto a uma companheira quase obrigatória das salas de cinema: a pipoca. Ainda para completar o mergulho na história do festival, a equipe do espaço, toda fardada como os antigos 'Lanterninhas', orienta o acesso até a visitação.

O primeiro contato que o público tem com o conteúdo do museu começa ao final da escada de acesso, por meio das telas que exibem alguns cartazes de edições anteriores do festival. Na mesma sala, o mapa também oferece alguns spoilers do que os visitantes podem esperar ao longo do trajeto pelos quase 40 espaços disponíveis para circulação. Contudo, é no corredor seguinte que a exploração começa.

Onde o presente cumprimenta o passado

Os visitantes podem ir preparados para se deparar com muitas telas nas paredes, visto que, no total, são 53 smarts TVs e vídeo walls disponibilizadas por meio de patrocínio da LG ao projeto. Enquanto algumas servem apenas para exibição de pôsteres e imagens estáticas, outras veiculam trechos memoráveis de obras que já se consagraram nos 49 anos do festival. O público também pode tirar um tempinho para reassistir - ou ver pela primeira vez - essas cenas, com a utilização dos fones de ouvido disponíveis em toda a visitação.

Em outros espaços, a modernidade das exibições digitais fica lado a lado dos equipamentos do cinema antigo, como o projetor encontrado logo nos primeiros passos dentro do local. O passado também ganha toques de futuro em atrações como a 'Lanterna Mágica', que reproduz com mais tecnologia o antigo aparelho de projeção - um dos pontos altos em interatividade. Além disso, se surgir alguma dúvida relacionada ao festival histórico durante o percurso, o próprio museu pode "responder", por meio dos tablets equipados com buscadores exclusivos sobre o evento.

Imersão pelo som

Além da valorização das imagens, encontradas por toda a estrutura, o projeto também carrega muita preocupação em garantir experiências sonoras criativas para os visitantes. Inclusive, a disponibilização dos fones ao longo do trajeto foi uma estratégia pensada para que a reprodução de nenhum som pudesse prejudicar a de outro.

Outras duas atrações, aparentemente silenciosas, também carregam surpresas para quem se aproxima o suficiente. A primeira a ser encontrada convida o público a se posicionar abaixo de uma cúpula transparente para ouvir trilhas sonoras de filmes. Para curtir a segunda, que informa 'Você tem uma nova mensagem de voz', basta aproximar o ouvido de um dos cones na parede, que repercutem falas de personalidades premiadas do festival.

The End

O Kikito, símbolo do Festival de Cinema de Gramado, também está presente no espaço por meio de uma releitura moderna com quase dois metros de altura, disponível para fotos. Outro destaque vai para uma sala de cinema, localizada no centro da exposição, que transmitirá filmes selecionados pela organização. Além disso, o público também é convidado a testar os conhecimentos no espaço 'Você sabia?', que conta com curiosidades expostas em plataformas giratórias. Uma seleção de 'Matérias memoráveis' sobre o festival também ganhou espaço na exposição. 

Por fim, o fechamento da visita é feito na cafeteria do museu, que recebeu um cardápio temático, trazendo referências a grandes sucessos do cinema brasileiro. Um exemplo disso é a seção 'Café, um dedo de prosa', inspirada na animação de 2014 de Maurício Squarisi, que apresenta uma seleção de bebidas à base de café. O espaço ainda conta com vista para a Rua Coberta e Igreja Matriz. Quem tiver interesse em conferir as atrações pode visitar o local todos os dias, das 11h às 19h.

Comentários