Internacional afasta intérprete do Saci após caso de importunação sexual contra comunicadora

Homem foi denunciado por repórter da rádio Monumental que trabalhava na cobertura do Gre-Nal do último domingo

Caso aconteceu no clássico Gre-Nal do último domingo - Crédito: Reprodução

O Internacional afastou, provisoriamente, na noite desta segunda-feira, 26, o funcionário que interpreta o mascote Saci, após o caso de importunação sexual denunciado pela repórter Gisele Kümpel, da rádio Monumental, durante o clássico Gre-Nal 441, no último domingo, 25. O homem não mais representará o personagem enquanto durarem as investigações, no entanto, ele não deixou o clube.

Em comunicado do Internacional, foi informado que "o funcionário responsável pelo mascote e o próprio clube estarão à disposição das autoridades". Além disso, o Inter também encaminhou as imagens do circuito interno de monitoramento para a delegacia responsável pela investigação. O Colorado ainda manifestou respeito ao trabalho de toda a imprensa e que repudia "todo e qualquer caso em que haja importunação ou manifestação de cunho preconceituoso".

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), em nota, afirma que "repudia a atitude abusiva e ofensiva do funcionário" do Internacional e que espera providências da autoridade policial e do clube em relação ao episódio. Além disso, a entidade prestará apoio à profissional para as providências legais que entender cabíveis. O Grêmio também se manifestou em solidariedade à profissional. Em nota publicada pela agremiação esportiva, é reiterado o desejo por medidas cabíveis, além do repúdio a qualquer ato de assédio ou discriminação.

Caso

Conforme Gisele, o caso aconteceu após o gol que deu a vitória aos colorados no Gre-Nal. No entanto, ela alega que o funcionário do clube estava a incomodando desde o primeiro tempo da partida com gestos, situação que escalonou ao final do jogo. Em relato para a Polícia Civil, a comunicadora informou que quando o árbitro Anderson Daronco sinalizou o pênalti, que resultou no terceiro gol do Internacional, ela se distanciou do mascote pois sentia que ele a "tiraria do sério".

Gisele contou que quando o jogador colorado Alan Patrick marcou o gol, o intérprete fez mais gestos para ela e quando percebeu que foi ignorado, abraçou a repórter e, com uma das mãos em suas costas, levantou a máscara e deu-lhe um beijo quase na boca. "Senti o estalo e o 'suador' que ele estava. Dei uma leve empurrada porque me assustei."

Confira as manifestações na íntegra:

Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg)

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos - Aceg, repudia a atitude abusiva e ofensiva do funcionário do Sport Club Internacional que vestia a fantasia de mascote do clube, denominado Saci, para com a jornalista Gisele Kümpel da Web Rádio Canal Monumental e associada desta entidade.

O fato ocorreu no estádio Beira-Rio. Por ocasião do terceiro gol do Internacional a profissional, que desempenhava as funções de repórter de campo, foi surpreendida com um abraço e uma menção de beijo pelo referido mascote.

A Aceg já solicitou as imagens das câmeras de segurança ao Sport Club Internacional bem como espera providências do clube e da autoridade policial em relação ao episódio. O devido Boletim de Ocorrência foi registrado pela associada, que terá o apoio da Aceg para as providências legais que entender cabíveis.

Grêmio

O Grêmio tomou ciência da denúncia de importunação sexual feita por uma repórter durante o clássico Grenal no último domingo, 25, no estádio Beira-Rio. Na ocasião, a jornalista Gisele Kümpel, do Canal Monumental, relatou ter sido importunada pelo mascote do Sport Club Internacional.

O Clube espera que as autoridades competentes tomem as medidas cabíveis sobre o caso e reitera repúdio a qualquer ato de assédio ou discriminação, dentro ou fora dos estádios.

Internacional

Sobre o registro de ocorrência envolvendo a figura do mascote Saci, o Sport Club Internacional informa que encaminhou as imagens de seu circuito interno de monitoramento para a Delegacia responsável pela apuração do episódio.

Confiamos que todos os fatos serão devidamente esclarecidos junto à autoridade policial. Por essa razão, e esperando a célere resolução do caso, o funcionário responsável pelo mascote e o próprio Clube estarão à disposição das autoridades. Até a conclusão do procedimento, o funcionário ficará afastado da representação do Saci.

Por fim, o Sport Club Internacional manifesta seu respeito ao trabalho de toda a imprensa e repudia todo e qualquer caso em que haja importunação ou manifestação de cunho preconceituoso.

Comentários