Jornais de língua alemã editados no Rio Grande do Sul viram tema em palestra

Evento é em homenagem aos 200 anos da chegada dos imigrantes no Estado

Será mostrado como os jornais em língua alemã, assim como os Kalender, eram os impressos de maior circulação e alcance no Estado - Crédito: Arquivo Felipe Kuhn Braun

Jornais em língua alemã editados no Rio Grande do Sul são tema de palestra do ciclo 'Colóquios da Imigração'. O evento, realizado pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, em homenagem aos 200 anos da chegada dos imigrantes no Estado, acontecerá nesta segunda-feira, 21, às 19h30. Ainda, contará com a exposição 'Jornais em língua alemã editados no RS: ainda existem e onde estão?', da professora e pesquisadora Isabel Cristina Arend. 

O encontro será mediado pelo jornalista Olavo Frölich. Isabel mostrará para o público como que os jornais de língua alemã, assim como os Kalender (almanaques ou anuários), eram os impressos de maior circulação e alcance no Rio Grande do Sul. O ingresso é mediante uma doação, que será entregue na entrada do evento, de um quilo de alimento não perecível ou brinquedo.

A palestrante destacará as publicações mais expressivas do idioma, além de apontar onde elas podem ser encontradas atualmente. Entre as ênfases do resgate histórico está o jornal 'Deutsches Volksblatt', publicado no Estado entre 1870 e 1940, além da prática jornalística e editorial de Wilhelm Rotermund e a história dele com os jornais 'Der Bote', de São Leopoldo, e o 'Deutsche Post', de Porto Alegre.

Este será o penúltimo encontro do ciclo 'Colóquios da Imigração'. O projeto termina no próximo mês, discutindo sobre lendas e mitos da história da imigração alemã, em 18 de novembro, com o pesquisador e escritor Décio Aloísio Scheuren. O evento também será às 19h30, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

Comentários