Lisiane Lemos destaca feitos do RS em inclusão digital no GovTech Summit

Secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio a Políticas do Estado foi entrevistada por Cássio Brandão, líder de Vendas para o Poder Público no Google

Lisiane Lemos e Cássio Brandão no palco do GovTech Summit - Crédito: Coletiva.net

Secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio a Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul, Lisiane Lemos foi uma das palestrantes desta quinta-feira, 15, no GovTech Summit. Na apresentação 'Como pensar o governo de inclusão digital', ela foi entrevistada por Cássio Brandão, líder de Vendas para o Poder Público no Google, e destacou os feitos do Estado na área.

A secretária possui uma ampla trajetória em empresas de tecnologia. Iniciou a carreira como trainee na Microsoft, em 2013, onde chegou ao cargo de especialista em Infraestrutura de TI. Em 2019, passou a atuar no Google e, em 2022, foi alçada a gerente de Diversidade para a América Latina, posto do qual se despediu neste ano após o convite do governador Eduardo Leite (PSDB) para ser titular da pasta extraordinária. "Construímos juntos a secretaria. Gosto da minha missão de fazer um Estado melhor para as pessoas que eu amo", contou.

Ao abraçar esta nova fase, revelou, investiu no diagnóstico dos desafios do Rio Grande do Sul: "É um mundo de gente que está interconectada". A gestora avaliou que o Estado é avançado no que diz respeito a questões digitais, estando até à frente do governo federal na digitalização de serviços. "O foco é nos colocar como polo de inovação, tecnologia e talentos. Porém, fazer coisas que tenham impacto sabendo que vai ser finito, visto que a pasta é extraordinária, tem sido um grande desafio", afirmou.

Questionada por Brandão a respeito da interlocução com as demais secretarias, ela ponderou que as pessoas têm diferentes níveis de maturidade digital. "É uma questão de acesso, não geracional", disse. Por isso, Lisiane explicou que todo o conhecimento adquirido por ela nos últimos 10 anos nas experiências em big techs, precisa ser transmitido de forma escalável para seus pares nas demais pastas. "Todo mundo usa tecnologia em diferentes medidas, mas sempre temos que avançar", defendeu.


Entre 15 e 16 de junho, a reportagem de Coletiva.net acompanha o GovTech Summit, realizado pela Moove, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre. Com apoio do Banrisul, a equipe trará matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento que visa conectar empreendedores digitais, startups e decisores do setor público, na busca de soluções para melhorar serviços e processos. Conteúdos especiais poderão ser conferidos nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários