Livro sobre Ruy Carlos Ostermann tem previsão de lançamento para segundo semestre deste ano

Obra será publicada para comemorar os 90 anos de vida do jornalista e, segundo o autor, Carlos Guimarães, haverá surpresas para os leitores

Livro é uma biografia histórica, no sentido de recuperar toda a vida de Ruy - Crédito: Divulgação

O livro sobre a história de vida de Ruy Carlos Ostermann, que está sendo escrito pelo jornalista Carlos Guimarães, tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, quando o comunicador biografado completará 90 anos. Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, o autor contou que a obra guarda algumas surpresas para os leitores.

Segundo Carlos, o livro será uma biografia histórica, no sentido de recuperar toda a vida de Ruy, desde as origens, em São Leopoldo, com contexto sobre a história familiar e a criação no Vale dos Sinos. "Será um passeio por coisas que nunca foram reveladas antes, como bastidores da vida de jornalista, de professor, de político e de pai, filho e personagem da sociedade gaúcha. Com algumas surpresas que serão reveladas no livro", disse.

De acordo com o autor, os leitores terão duas coisas: o Ruy que todos conhecem, que significa reforçar a imagem que se tem sobre ele, e o lado que quase ninguém conhece, que é o homem de família, um leitor voraz, uma pessoa cheia de ideias, inquietações, tensões e desafios particulares. "Tem coisas que foram descobertas durante o processo de escrita do livro e que estarão nele. Acho que vai ser uma obra que se completa nesse sentido".

Carlos recordou que o projeto iniciou a partir de um encontro com a jornalista Cristiane Ostermann, filha de Ruy, com a equipe do Foothub, hub de conteúdos sobre futebol, em 2019. Os primeiros movimentos foram gerenciar as redes sociais de Ruy, com a supervisão da filha. "Houve uma reunião em que apresentaram a ideia de produzir uma biografia dele. Participei e aceitei na hora. Foi uma grande honra", explicou.

O biógrafo contou que desde a reunião houve uma pré-produção "muito forte", na qual entrevistou amigos, familiares, profissionais de imprensa, autoridades, ex-colegas e pessoas que conviveram com Ruy em diversas fases de vida. Foram coletados relatos de um colega da escola ao seu produtor cultural. Segundo Carlos, a construção do livro se deu a partir de uma narrativa que busca entender um pouco da "mitologia" em torno de Ruy.   

Para o autor, é "fascinante" a forma com que se produz uma biografia. "A gente realmente entra na vida do personagem. Passa a ler, escrever, a pensar como Ruy. É muito doido isso. Posso dizer tranquilamente que, hoje, o mergulho que ainda faço na vida dele, é uma experiência completamente diferente de tudo", ponderou.

Carlos considerou a produção deste livro como o projeto de vida e o mais difícil que já encarou, além de ser o mais "prazeroso", e o classifica como uma grande honra. "O grupo que trabalha junto é fantástico, um dos melhores que trabalhei na minha vida. É uma realização sensacional, eu fico muito, mas muito realizado com tudo que o envolveu", colocou.

Carlos finalizou apontando que o livro é um projeto com muitas pessoas envolvidas. Segundo ele, além de Cristiane, que é a supervisora da ação, também contou com o apoio de Christian Farias, na produção, de Diogo Bittencourt, co-fundador do Foothub, na gerência e de coleção que auxiliaram nas pesquisas históricas. "Não é um trabalho solo, mas sim em equipe. Vale ressaltar que tudo foi possível por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Grupo Zaffari, Ferst & Ostermann e Foothub".

Comentários