Mais de 80% dos e-commerces utilizam automação de Marketing, aponta Dinamize

Empresa gaúcha fez um levantamento com os clientes desse setor para identificar o perfil de uso de suas funcionalidades

Dinamize fez um relatório com os clientes desse setor - Banco de imagens/Canva

Não há e-commerce de sucesso sem uma boa estratégia de divulgação na internet. E a grande maioria deles aposta nos recursos que automatizam processos. É o que concluiu um levantamento feito pela Dinamize, plataforma de automação de Marketing Digital. A empresa gaúcha fez uma pesquisa com os clientes desse setor para identificar o perfil de uso de suas funcionalidades.

Segundo o estudo, ao todo, 83,3% dos usuários que atuam com comércio eletrônico utilizam alguma ferramenta de mecanização disponível na plataforma. Essas consistem em ações criadas automaticamente a partir de critérios específicos definidos pelo usuário, chamados de 'gatilhos'. Também podem ser a entrada de novos contatos, a navegação no site, uma conversão, entre outros.

Outros dois recursos populares para as empresas do setor são a 'Captação' e a 'Integração', cada um presente em 74% do total. No primeiro caso são ferramentas que buscam aumentar a lista de contatos com estratégias de captura de leads. No segundo, são conexões da plataforma com outros sistemas, como CRM e programas de lojas virtuais. Já o 'Lead Tracking', que rastreia e identifica as páginas navegadas por cada contato da base, é utilizado por 53,7% do e-commerce. 

Os recursos de 'Segmentação' e 'Personalização', que filtram os internautas de acordo com dados cadastrais ou interação e criam conteúdos conforme o tipo de dado obtido, estão presentes em 43,6% do total. Por outro lado, os serviços menos utilizados são 'Score', com 14,8%, e 'E-mail pontual', com 9,6%. Com o primeiro é possível atribuir pontos a cada relação realizada pelo contato de forma automática. Já o segundo é o disparo não automatizado de e-mails, normalmente para situações específicas e poucos usuários.

Jonatas Abbott, CEO da Dinamize, avalia que os profissionais da área têm uma demanda maior por soluções e recursos que possibilitem mais agilidade em seus trabalhos. "A busca por automação, captação e integração se explica justamente por essa necessidade constante de atrair novos clientes e promover ações em diferentes canais que os fidelizem e convertam", pontua.

Comentários