Maria Luiza Benitez é a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023

Festa deste ano terá como tema o 'Centenário da Revolução de 1923'

Comunicadora foi escolhida pelo grupo organizador - Eurico Sales

Marcados para começar em 19 de agosto, os Festejos Farroupilhas 2023 já têm definida a patrona: Maria Luiza Benitez. A apresentadora, radialista e cantora foi escolhida por unanimidade pela Comissão Estadual da Organização da festa. Na segunda reunião do grupo, ocorrida no final de março, na sala Sérgio Napp, da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), também ficou definido o tema que norteará as ações: 'Centenário da Revolução de 1923'.

Conforme a presidente da Comissão, a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, a temática é a marca do evento, mas a intenção é também levantar outras pautas relacionadas ao momento histórico. "Nós vamos trazer questionamentos como 'quem são as pessoas invisibilizadas?' Como os negros e negras, as mulheres, os indígenas, personagens que pouco aparecem ou quase nada na história da Revolução de 1923", explica.

Maria Luiza Benitez

Natural de Bagé, Malu, como é mais conhecida, tem 71 anos, é cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Intérprete da música latino-americana, a profissional possui uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista. 

Em 2008, recebeu o troféu 'Mulher Farroupilha', entregue pelo Governo do Rio Grande do Sul, por sua contribuição à arte e à cultura do Estado por meio da música. Como locutora e apresentadora de notícias recebeu três vezes o 'Prêmio Press'. Em 2010, foi agraciada com o 'Mérito Farroupilha', honraria concedida pela Assembleia Legislativa estadual. Atualmente, Malu apresenta o programa 'Mateadas', da TV Assembleia, e 'Nos Quadrantes do Sul', na Rádio Guaíba.

Comentários