MCom instala 13 antenas emergenciais por conta do ciclone no RS

Após determinação do presidente da República, pasta posicionou equipamentos de conexão banda larga em seis municípios

Antenas foram transportadas de Brasília pela Força Aérea Brasileira - Crédito: Reprodução/Telebras

O Ministério das Comunicações (MCom), juntamente com a Telebras, instalou 13 antenas de conexão banda larga via satélite em seis cidades do interior do Rio Grande do Sul. Os municípios Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza sofreram com as recentes chuvas que atingiram o Estado. De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a "ação imediata" da pasta, da Telebras e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Juscelino ainda afirmou que o órgão continua atuando com o objetivo de "viabilizar a conectividade para as equipes de apoio humanitário e para pessoas atingidas". O MCom montou um grupo de crise, em caráter emergencial, para acompanhar a situação dos locais abalados pelos desastres naturais na Região Sul. 

Os equipamentos saíram de Brasília na madrugada de quinta-feira, 7, e foram levados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Cada antena oferece acesso à internet na velocidade de 40 megabits por segundo de download e 4 de upload.

Comentários