No Instagram, Miltinho Talaveira cria campanha pela vacinação contra Covid-19

Publicitário contou ao Coletiva.net sobre a motivação e o processo criativo da iniciativa individual

Miltinho Talaveira, publicitário que criou a campanha - Reprodução

Frases de efeito, bom humor e uma pitada de ironia marcam a campanha criada pelo publicitário Miltinho Talaveira no Instagram, conscientizando sobre a importância da vacina contra a Covid-19. Quem passa pelo feed do profissional depara-se com uma identidade visual que já compõe mais de 30 publicações com o mesmo propósito: incentivar a imunização e o respeito à coletividade.

Uma característica, no entanto, chama atenção na campanha, que é o fato de ela ser de iniciativa totalmente individual, sem estar atrelada a nenhuma agência ou marca. Para entender sobre a motivação de desenvolver esta iniciativa própria e os detalhes do processo de criação, Coletiva.net conversou com Miltinho, profissional com mais de três décadas de experiência no mercado e passagens por agências como Standart, Competence e Paim, dentre outras.

As postagens trazem sempre um visual colorido e a hashtag #tálanotalaveira. A silhueta do rosto de Miltinho também é marca registrada nas peças, que abordam diversos temas envolvendo a Covid-19, como desinformação, relevância da ciência, respeito ao próximo, consciência coletiva e importância da prevenção.

Confira o bate-papo da equipe do Coletiva.net com Miltinho Talaveira sobre a iniciativa:

Coletiva: Como surgiu essa ideia?

Miltinho Talaveira: São muitos fatores que me levaram a trocar a minha linha editorial no Instagram, sabendo que a mudança seria bem radical, já não trabalharia mais a 'minha imagem' e sim com conceitos, opiniões e frases que levassem o pessoal que me acompanha a perceber que era e é preciso mudar comportamentos e esperar o 'próximo normal'. Até hoje, ainda percebo que muitos deixaram de se preocupar com a pandemia e os cuidados que são necessários para prevenir essa doença que abala o mundo. [pública] Desde o básico, até 'cutucadas' mais pesadas. E vendo as barbaridades, sob meu ponto de vista e de muitos que ainda acreditam em prevenir a pandemia  - o descaso da imagem pessoal em fotos das festas de final de ano, réveillon, viagens de final semana pelas praias em férias, e, agora mesmo durante o carnaval, ficou pior  - me sinto na obrigação de alertar. Penso que essa mesma linha editorial: 'choques de realidade', deveria ser tomada novamente por marcas e veículos de comunicação. Eu me apropriei dela e vou continuar. 

C: Qual tu acreditas ser a importância da mobilização individual de comunicadores como você para a melhoria de vida em sociedade? 

MT: É muito importante ter mais 'alguéns' preocupados com o coletivo. Adoraria que esse meu começo de movimento aqui no Sul tomasse uma proporção maior e que mais pessoas que têm opinião forte e relevante fizessem o mesmo com mensagens claras, diretas e precisas. Tomar partido desse assunto, que é tão preocupante e necessário, 'segurar' a pandemia. Cabe a nós, todo mundo, agirmos hoje para criar o amanhã que a gente quer. Quem consome conteúdos na internet busca, cada vez mais, por verdades. A vida como ela é. Os vetores mudaram de direção nos engajamentos e no 'coletivo'. 

C: Qual foi a ideia por trás da identidade visual? 

MT: Me apropriar dos conceitos, das frases que fico lendo e criando. Elas são pesquisadas em leituras de reportagens, em músicas, em áudios que escuto e transcritas num caderno de rascunho que carrego. Usei cores quentes para chamar atenção e criar um 'feed organizado', porém forte visualmente usando minha marca que é meu 'rosto'. Estou 'dando a cara a tapa' positivamente. O tema é muito sério e pede atenção visual. Precisamos deter a pandemia, mesmo sabendo que esteja numa rede social chamada Instagram que foi criada pra trabalhar a 'imagem'.

C: Como está sendo a receptividade? 

MT: Nas duas primeiras semanas sabia que seria bem diferente e que teria uma mudança radical perante as pessoas que me conheciam. Perdi seguidores, deixei de seguir muita gente, mas ganhei tranquilidade, ganhei equilíbrio e um grupo de pessoas apareceu. Também me conectei com muita gente de fora do Estado. Modéstia à parte, sou bom de relacionamentos. Mudanças são pequenas mortes e são indispensáveis para renascermos e criarmos uma nova realidade. Estou muito seguro do que estou fazendo e percebo que, a cada postagem que faço, recebo comentários positivos, compartilhamentos e mensagens de apoio e cumprimentos pela minha atitude necessária. Está sendo muito difícil, em muitos sentidos, suportar essa pandemia, mesmo com a chegada das vacinas. Cada um tem que fazer a sua parte! Todos, todas e todes são responsáveis. Quem tem poder de voz e fala tem obrigação de fazer isso que estou fazendo. O vírus não falha. O vírus não dorme. Precisamos nos cuidar até termos uma imunidade coletiva.

 

Para conferir todas as postagens de Miltinho Talaveira, basta acessar o Instagram do publicitário.

 



Comentários