Novo curso da Famecos: Paula Puhl diz que proposta é oferecer integração com Comunicação
Ao Coletiva.net, a coordenadora da graduação deu mais detalhes sobre a base curricular, que ainda englobará Design, Humanidade e Produção Audiovisual
Como noticiado por Coletiva.net, a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou, recentemente, a graduação em Produção Artística e Cultural. O curso é coordenado pela professora Paula Puhl. Em conversa com a reportagem do portal, ela explicou que "a base curricular é oferecer aos alunos uma experiência de formação que percorre áreas do conhecimento, integrando Comunicação, Design, Humanidade, Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade".
Idealizado em parceria com o Instituto de Cultura e a Escola de Humanidades, o objetivo é formar profissionais para enfrentar as demandas do mercado cultural e artístico, unindo teoria, prática e uma base interdisciplinar. "O formato permite ao estudante vivenciar uma trajetória acadêmica diversa, com disciplinas que abrangem múltiplos campos e abordagens", disse.
O que esperar
Uma das apostas está na realização de projetos práticos ao longo da graduação. A coordenadora destaca que há projetos que oportunizam aos alunos explorar diferentes facetas da produção cultural. "O 'Espaços Expositivos' convida os estudantes a organizar uma exposição na própria instituição, a fim de proporcionar uma experiência real de planejamento e execução."
Há, ainda, a possibilidade de frequentar ambientes on-line, com vistas a de promover a utilização de ferramentas digitais. "O projeto que fecha nosso curso é o 'Grandes Espetáculos', nos quais os estudantes acompanharão todo o planejamento, execução e o acontecimento de eventos que ocorrem na PUCRS, como o Mérito Cultural - que neste ano o homenageado foi o Tony Ramos", afirmou.
Com uma duração total de dois anos e meio, o curso é uma graduação presencial com aulas noturnas, que acontecem de segunda a quinta-feira. "A coordenação optou por não oferecer aulas nas sextas-feiras, pensando especialmente nos alunos que já trabalham no setor e que frequentemente têm compromissos culturais nesse dia", colocou.
Objetivo principal
A intenção é que o programa ofereça um espaço para o desenvolvimento de gestores culturais capacitados e prontos para atender às demandas crescentes de produção artística e cultural. Combinando teoria e prática, a novidade da Famecos promete preparar alunos para os desafios e transformações constantes desse campo dinâmico, formando profissionais capazes de enriquecer o cenário cultural local e nacional.
A coordenadora explicou, ainda, que um dos diferenciais é que o estudante terá um curso interdisciplinar, além de uma relação entre outras cadeiras que ocorrerem tanto aqui na Famecos, quanto na 'Escola de Humanidades'. "Então, o estudante passará por várias formações também", finalizou.