Novo livro de Analisa Brum coloca os líderes como influenciadores da cultura organizacional
'Cultura & Liderança' é voltado para empresas que estão em processo de criação, revisão ou consolidação do próprio conjunto de valores
Fundadora da Happy House, Analisa de Medeiros Brum entrega ao mercado o 10º livro da carreira. Em 'Cultura & Liderança', ela busca utilizar a expertise em cultura organizacional em prol de empresas que estão criando, revisando ou trabalhando para consolidar o próprio conjunto de valores, crenças e comportamentos. O evento de lançamento acontecerá em 5 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Iguatemi (Avenida João Wallig, 1800 - bairro Passo d'Areia), em Porto Alegre.
O lançamento coincide com a comemoração dos 25 anos da Happy House, celebração que foi uma das motivações para o desenvolvimento da obra. A edição do livro ficou por conta da Integrare, sob os cuidados de André Tiba, especializado em conteúdos literários de profissionais palestrantes. O CEO da Lojas Renner S.A., Fábio Faccio, assinou a apresentação, enquanto a vice-presidente da Apsen Farmacêutica, Renata Spallicci, escreveu o prefácio.
O papel de influência dos líderes
Na obra, a profissional defende duas ideias principais: o líder deve ser um influenciador da cultura organizacional; e a cultura precisa estar a serviço da estratégia da empresa. "Falo da influência como o 'novo poder', especialmente no exercício da liderança, mostrando como um líder pode se tornar um 'influenciador', o que é muito mais do que ser um 'agente' ou um 'embaixador', dois conceitos trabalhados no passado", detalha a autora.
Além disso, Analisa argumenta que, para influenciar, não existe outro caminho que não seja o da Comunicação. Ou seja, ela defende que o líder precisa se tornar, antes de tudo, um líder comunicador e somente dessa forma ele conseguirá influenciar positivamente a equipe. Inclusive, os dois principais capítulos estão alinhados a esse pensamento. São eles: 'O Poder da Palavra' e 'O Poder da Postura'.
A abordagem tem, ainda, outras facetas. O livro discute aspectos sobre o blend geracional, que ocorre quando diferentes gerações atuam no mesmo ambiente, o que constitui um dos maiores desafios de liderança no momento. "Meu objetivo é que as empresas usem a obra para treinar seus líderes a fim de que passem a ter um papel ativo na construção e na consolidação da cultura organizacional, agindo como influenciadores desde o chão de fábrica até os níveis mais altos", afirma.
Coletiva