Painel sobre pesquisas de opinião movimenta última manhã do Compol

Instituto Ling recebe debate sobre o processo de coleta de informações e o impacto no processo eleitoral

Isis Vargas (centro) comanda debate entre Elis Radmann (esquerda) e Laercio Menegaz (direita) - Crédito: Reprodução

A programação do Compol - Comunicação Política e Institucional, evento destinado a jornalistas, assessores de imprensa, comunicadores em geral e aspirantes à vida política, seguiu na manhã desta quarta-feira, 13, com o painel 'Pesquisas de Opinião', que debateu o processo de coleta de informações e o impacto no processo eleitoral. Com sede no Instituto Ling, o evento chegou a Porto Alegre assinado pela Critério - Resultado em Opinião Pública.

O painel foi mediado pela estrategista política Isis Vargas e contou com um compartilhamento de ideias entre a cientista social e política e fundadora do IPO - Instituto Pesquisas de Opinião, Elis Radmann e o consultor e estrategista político Laercio Menegaz. A conversa começou com a projeção dos dois palestrantes para as eleições municipais de 2024.

Para Laercio é fundamental os políticos saberem as necessidades do povo e o que precisa ser trabalhado e que é importante entender o que as pessoas querem. "Pesquisa não é fabricar resultado, é entender o que é necessário e trabalhar em uma estratégia. Além disso, não é enquete, pois tem validação científica", explica.

Segundo Elis, quando se fala em pesquisas estratégicas, é estudado se o candidato perdeu ou não a tendência de continuidade ou se haverá mudança no governo. "Se quer fazer gestão de pesquisa, tem que estudar os indicadores. É importante entender as qualitativas e quantitativas", afirma.

Saiba mais:

Compol se inicia com discussões sobre mudanças no Marketing Político

Compol: Marcelo Pires fala sobre estratégias para criação de jingles

Tarde no Compol é marcada por painéis que discutem futuro da Comunicação Política


O Compol - Comunicação Política e Institucional é um dos principais congressos de Comunicação Política e, além de Porto Alegre, acontece nas capitais Goiânia, Manaus, Palmas e Salvador. Marca da Bn3 - Marketing Baseado em números, Fepese, PostPúblico e NinaLab, o encontro é destinado a jornalistas que cobrem política, assessores de imprensa de agentes políticos, profissionais do Marketing e comunicadores em geral, além de políticos e aspirantes à vida pública. 

No Rio Grande do Sul, o evento chega assinado pela Critério - Resultado em Opinião Pública, com patrocínio de Corsan, Di Paolo e Ecosul, durante a terça-feira, 12, e a quarta-feira, 14, no Instituto Ling. Com uma série de painéis sobre o mundo da Comunicação Política, o encontro tem cobertura de Coletiva.net.

Comentários