Palestra magna com investidor-anjo da Orb.tz trata sobre futuro do setor

Painel com Roberto Franco ocorreu após abertura oficial do 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação

Palestra foi apresentada pelo investidor-anjo da Orb.tz, Roberto Franco - Crédito: Coletiva.net


Após a abertura oficial do 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação, a programação contou com uma palestra magna do investidor-anjo da Orb.tz, Roberto Franco. No encontro, abordou-se sobre o público da radiodifusão, além de como ressignificar a radiodifusão para o setor e como atingir os ouvintes e telespectadores.

Durante a explanação Roberto relatou que, segundo as pesquisas, apesar das big tech serem percebidas como dominantes, é o usuário quem está no controle. Por isso, para ele, "estamos em uma era centrada no consumidor". Ao trazer à luz a palavra gatekeepers (termo que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios), apontou que atualmente não há mais aplicabilidade. Isso porque houve uma perda de poder em controlar o que é consumido ou não pelo público. 

O profissional ainda mencionou que no momento as ofertas são definidas pela voz dos usuários, dessa forma os seus dados podem ser captados e analisados para descobrir o que eles estão dispostos a ouvir. Na ocasião, também se abordou sobre  os tópicos que podem impedir a mudança. Exemplo disso, segundo ele, é a busca por inovação, que esbarra no medo do desconhecido, bem como de falhar e acharem que têm o conhecimento necessário.

Em relação a isso, conforme Roberto, acaba-se preferindo lidar com respostas que sejam rápidas, em vez de se centrar em perguntas mais questionadoras. Isso ao se centrar em procurar entender sobre qual é o momento é a situação dos clientes. Por fim, mencionou: "O consumo muda não só pela geração, mas também pela conveniência".

Roberto ainda comentou em exclusiva para a equipe de reportagem de Coletiva.net sobre a importância da atualização de gestores em oportunidades como o Congresso. "É um lugar onde as pessoas se encontram, trocam ideias e experiências. Sempre recomendo que as pessoas façam isso dentro do próprio setor e também em outros segmentos, pois é um momento de aprendizado", declarou.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação, realizado em Canela, na Serra Gaúcha. O evento, promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), reúne profissionais e especialistas do setor para debater tendências, desafios e inovações na área da comunicação. Nessa cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e a assistente de Redação Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais - incluindo Facebook e Threads - e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.

Comentários