Pesquisa busca entender o que leva público a gostar de uma peça publicitária

Fatores como escolha correta de influenciadores e embaixadores de marca, canais de veiculação de mídia e despertar de sentimentos são pontos chaves

Levantamento foi feito durante o intervalo de um ano, entre abril de 2023 e 2024 - Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Orbit Data Science, marca de pesquisa e ciência, realizou um estudo que busca entender o que leva o público a gostar de uma peça publicitária. De acordo com os resultados apresentados, fatores como escolha correta de influenciadores e embaixadores de marca, canais de veiculação de mídia e despertar de sentimentos são pontos chaves. Para realizar o estudo, a Orbit analisou 3.142 conversas públicas no X, antigo Twitter, a fim de compreender fatores de aprovação ou reprovação de campanhas. O levantamento foi feito durante o intervalo de um ano, entre abril de 2023 e 2024. O nível de confiança chega a 95%, com um erro amostral de 3%.

Segundo a pesquisa, 22% dos comentários expressam maior satisfação quando há identificação com influenciadores e embaixadores de marcas. ídolos de K-pop, por exemplo, aparecem com 23% das preferências. Na sequência, estão cantores e outros influenciadores digitais, representando 4,9% e 3,9% do total.

O impacto sentimental das campanhas também importa para 9%. A Orbit aponta que o apelo emocional se conecta com a humanização da mensagem e com as necessidades individuais dos consumidores. Humor, com 50%, rixas com concorrentes, com 14,81%, se destacam. Temas de contexto familiar, como Dias das Mães, por exemplo, também geram conversas qualificadas para as marcas, bem como engajamento orgânico no X.

Conforme a pesquisa, o canal de veiculação da mensagem é relevante. Enquanto uma parcela valoriza canais tradicionais e canais off-line, como televisão, com 1,28%, em programas, 2,18%, e novelas, com 5,09%, até mesmo estádios de futebol, 0,36%, as redes sociais são os veículos que geram maior número de conversas.

A audiência comenta sobre a estética das propagandas e seu alinhamento com valores sociais. Entre os quesitos positivos, estão roteiros bem escritos, 1% entre os sentimentos, propaganda bonita visualmente, 05%, e peças inteligentes e honestas, ambas com 0,25%. Nesse sentido, 7,63% sentem desejo de consumo.

 

Comentários