Porto Alegre recebe quinta edição do 'Festival Cinema Negro em Ação'

Todas as atividades são gratuitas e acontecem nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana

Festival ocorre de 17 a 20 de outubro - Crédito: Feijão/Estúdio Feijão & Lentilha

A Capital gaúcha recebe, desta quinta-feira, 17, até o domingo, 20, a quinta edição do 'Festival Cinema Negro em Ação'. O evento traz filmes, laboratórios de consultoria para cineastas negros e homenagens a personalidades do Cinema nacional, além das mostras 'Especial' e 'Competitiva'. Todas as atividades são gratuitas e acontecem nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana. O show do rapper Zudzilla será a atração de abertura, às 20h30, na Travessa dos Cataventos.

Para a 'Mostra Especial' deste ano, os curadores valorizaram a produção de realizadores negros gaúchos. Além da obra 'Um é Pouco, Dois é Bom', de Odilon Lopez, a programação inclui filmes dos cineastas Davi de Oliveira Pinheiro, 'Porto dos Mortos'; e Ellen Rocha, 'O Tempo'; além de trabalhos seriados de Cleverton Borges, 'Centro Liberdade'; e Mariani Ferreira, 'Filhos da Liberdade'.

A 'Mostra Competitiva' conta com quatro categorias: 'curtas', 'longas','videoarte' e 'videoclipes'. A exibição ocorrerá na Cinemateca Paulo Amorin, nos canais TVE-RS e Prime Box Brasil e na plataforma Todes Play. Além das quatro premiações principais, haverá oito 'Prêmios Destaque RS', destinados a homenagear as categorias técnicas de profissionais do Rio Grande do Sul. E, pela primeira vez, o concurso contará com a categoria 'Júri Popular ' para os longas.

Ao todo, serão exibidas mais de 35 obras audiovisuais, entre elas quatro longas, 12 curtas, oito videoclipes e quatro videoartes em competição. Nas manhãs do evento, acontece o 'Sopapo LAB', laboratório voltado a projetos de cineastas negros. A consultoria será ministrada pelo showrunner e roteirista Marton Olympio. O profissional também fará uma 'masterclass' para o público em geral, na qual falará sobre sua experiência na criação da série 'Anderson Spider Silva' e em outras obras suas, na sexta-feira, 18, no Auditório Luis Cosme, às 17h30.

Desde a primeira edição, o festival entrega premiações a cineastas da 'Mostra Competitiva' e ao homenageado do ano. Nesta edição, o prêmio passa a se chamar Odilon Lopez. A agraciada com o troféu será a roteirista e diretora Renata Martins. A profissional tem trajetória independente e produziu conteúdos para televisão, trabalhando atualmente como roteirista na Rede Globo.

Comentários