Programação do 'Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre' é divulgada

Evento acontecerá de 3 a 7 de novembro na Casa de Cultura Mário Quintana e em outros espaços do bairro Centro Histórico

Neste ano serão oferecidas três oficinas para o público em geral - Crédito: Vinícius Angeli

Marcado para ocorrer entre 3 e 7 de novembro, o '13º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre' (Frapa) teve a sua programação disponibilizada. Realizado anualmente, o evento acontecerá na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - bairro Centro Histórico) e em outras localidades próximas. Estarão presentes roteiristas de todo o Brasil, além de convidados internacionais.

Uma das novidades deste ano são três oficinas gratuitas oferecidas ao público em geral. Marcadas para 3 de novembro, são elas: 'Introdução ao Roteiro', das 9h30 às 12h, com Elzemann Neves, integrante da Academia Internacional de Cinema; 'Representatividade no Roteiro', das 13h15 às 15h45, com Alice Muniz, membro da Associação de Profissionais Trans no Audiovisual, e Ana Moura, da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro; e 'Do Plano ao Complexo: Personagens de Papel, de Carne e de Osso', das 16h às 18h30, com a roteirista Clarice Siqueira. 

Essas oficinas acontecerão no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 - bairro Centro Histórico). A lotação será mediante ordem de chegada, não estando condicionada ao credenciamento no Frapa.

Mostras

Também gratuitas e abertas ao público são a 'Mostra de Longas', com cinco produções recentes, e a 'Competitiva de Curtas', que traz 14 filmes. Todas as produções são nacionais. O longa de abertura será 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, que será exibido das 18h30 às 22h de forma simultânea na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) e na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), ambas no Centro Histórico. A última será seguida de debate com a presença do diretor-roteirista, assim como as demais projeções de filmes ao longo da semana. 

O Frapa 2025 é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura, do Ministério da Cultura e do governo Federal. O Festival conta com direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. A programação completa está disponível no site oficial, neste link.

Comentários