Representantes da Fenaj e de sindicatos cumprem agendas em Brasília

Objetivo do movimento é apresentar pautas prioritárias à categoria, entre elas a PEC do Diploma

Movimento é chamado de 'Ocupa Brasília' - Divulgação

Desta terça-feira, 18, à quinta-feira, 20, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e de 16 sindicatos estaduais cumprirão agendas em Brasília. O objetivo do movimento é apresentar aos poderes Executivo e Legislativo pautas prioritárias à categoria, entre elas a PEC do Diploma. A data da mobilização foi escolhida para abril, pois marca o mês em que se comemora o Dia do Jornalista. 

Nesta terça-feira, os dirigentes se reúnem com os líderes partidários da Câmara dos Deputados, em encontro coordenado pelo líder do governo na Casa, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT/Ceará). Na oportunidade, será solicitada a retomada da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que institui a obrigatoriedade do diploma de curso superior para o exercício da função de jornalista, e o voto favorável à matéria.

A agenda, que está sendo chamada de 'Ocupa Brasília', ainda prevê encontros com deputados coordenadores de bancadas de diferentes regiões do País, com emissários da Secretaria de Relações Institucionais, do Ministério do Trabalho e da Advocacia Geral da União (AGU). "Levaremos nossas demandas que são pautadas na defesa central do Jornalismo como pilar da democracia", afirma a presidente da Fenaj, Samira de Castro. "É preciso devolver a essa categoria profissional um conjunto basilar de direitos que, ao ser retirado, fragilizou a produção de informações de interesse público", completa.

Comentários