Representantes do South Summit Brazil viajam para missão de negócios no Uruguai

Objetivo da viagem é a busca pelo fortalecimento de relações com países latinos-americanos e estimular negócios com a nação vizinha

Da esquerda para direita: José Renato Hopf, Wagner Lopes e Ricardo Galho fizeram parte da comitiva brasileira no Uruguai - Crédito: Pedro Valério/Divulgação

Representantes do South Summit Brazil (SSB) e da 4all embarcaram para uma missão de negócios ao Uruguai no início desta semana. O objetivo da viagem é a busca pelo fortalecimento de relações com países latinos-americanos e estimular negócios com a nação vizinha. A excursão foi promovida pela agência de promoção, exportação e imagem uruguaia, Uruguay XXI, House of Creativity (HOC) e Uruguay Innovation Hub, programa de fomento à Inovação e Tecnologia.

O presidente do SSB, José Renato Hopf, e o diretor de operações do evento, Wagner Lopes, além do CEO da 4all, Ricardo Galho, participaram de uma série de agendas para discutir oportunidades de negócio e promover o evento deste ano. A comitiva teve um encontro privado na residência de verão do presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, quando conversaram sobre oportunidades de investimento no mercado de tecnologia local e convidaram oficialmente o chefe de estado para a terceira edição do South Summit Brazil que acontecerá em março em Porto Alegre.

Os executivos também estiveram com o diretor de estratégia do hemisfério ocidental da Casa Branca, Ramón Escobar, que também foi convidado oficialmente para participar do evento. Ramón e o presidente uruguaio estão liderando a criação de uma rede latino-americana de investidores para acelerar o desenvolvimento e integração da região e contarão com o apoio do South Summit Brazil para conexão com investidores e family-offices do Brasil. A comitiva também participou de reuniões com o vice-ministro do Ministério de Turismo do Uruguai, Remo Monzeglio, e com o presidente do Banco da República, Salvador Ferrer.

Segundo José Renato, a estratégia para a edição deste ano é tornar o evento ainda mais global, e a presença latino-americana é fundamental neste contexto. Ele afirma estar trabalhando em uma série de iniciativas nesse sentido, e participaram de missões como essas são muito positivas. "Fizemos inúmeras conexões com 'atores-chave' do ecossistema local, que certamente reencontraremos em março no Cais Mauá", disse.

A ida de José Renato e Wagner ao Uruguai faz parte da estratégia do South Summit Brazil para se consolidar como o ponto de encontro entre startups, investidores e empresas da América Latina. Com essa visão, o evento está desenvolvendo uma rede de embaixadores na região para aumentar a cooperação e fortalecer a conexão com os diferentes ecossistemas de inovação.

Comentários