Rodrigo Lopes chega em Israel para a cobertura dos conflitos

Jornalista leva ao público análises e reportagens sobre o combate do país com o grupo palestino Hamas

Rodrigo Lopes faz entradas ao vivo de Israel - Crédito: Reprodução/Instagram

Na manhã desta quarta-feira, 11, o enviado especial do Grupo RBS Rodrigo Lopes chegou a Israel para a cobertura dos conflitos com o grupo palestino Hamas. Diretamente do território judaico, o comunicador traz ao público análises, reportagens, colunas e entradas ao vivo para GZH, rádio Gaúcha, RBS TV e Zero Hora para falar do combate que teve início no último sábado, 7.

O primeiro desafio do profissional, no entanto, foi chegar a Israel. Ainda na segunda-feira, 9, o jornalista embarcou rumo a Istambul, na Turquia. De lá, viajou até Amã, na Jordânia, e apenas na manhã de quarta-feira conseguiu viabilizar, por terra, a entrada no país que é o epicentro do confronto. "Minha expectativa é fazer uma cobertura objetiva e equilibrada, com enfoque pelo olhar dos gaúchos e dos brasileiros, mas com muita explicação e contextualização histórica deste conflito", destaca o enviado. O repórter ainda ressalta que é necessário separar o combate do Hamas da maioria dos palestinos e mostrar "que é possível romper essa polarização com informação de credibilidade e mostrar as nuances de uma crise complexa".

Com ampla experiência, Rodrigo já realizou mais de 20 coberturas internacionais. Em fevereiro de 2022, esteve in loco no conflito entre Rússia e Ucrânia. Também acompanhou a guerra entre Israel e Hezbollah - sendo o único jornalista brasileiro a testemunhá-la pelos dois lados do front -, a catástrofe do furacão Katrina, a Guerra do Líbano, a crise na embaixada brasileira em Honduras, o terremoto no Haiti e o resgate de mineiros no Chile.   

Para Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, a cobertura do jornalista direto do local onde ocorre a guerra reforça a tradição do conglomerado midiático em estar presente nos grandes acontecimentos do mundo para trazer um olhar gaúcho para audiência. "Nada como uma pessoa da nossa aldeia para nos traduzir temas complexos e de grande impacto na humanidade", finaliza.

Comentários