Rogério Forcolen é condenado a indenizar dentista em R$ 100 mil

No comando do 'Balanço Geral RJ', em 2013, o apresentador chamou André Luiz Medeiros Biazucci Cardoso de estuprador

Rogério Forcolen apresentava a atração carioca - Crédito: Divulgação

A Record do Rio de Janeiro e o apresentador Rogério Forcolen foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a pagar R$ 100 mil de indenização ao dentista André Luiz Medeiros Biazucci Cardoso. Em 2013, o profissional ficou preso por sete meses, acusado de estupro, até a justiça concluir que a investigação policial apresentava falhas e inocentá-lo após um exame de DNA. Atualmente, Forcolen é editor-chefe e apresentador do 'Brasil Urgente' na praça gaúcha da Band TV.

No dia da prisão, o jornalista chamou Cardoso de estuprador durante o 'Balanço Geral RJ'. Ao dar a sentença que condenou o apresentador e a emissora, o juiz André Luiz Nicolitt, da 20ª Vara Civil do TJ-RJ, criticou o "cunho apelativo" da notícia. "Ainda que a reportagem tenha cunho informativo e de interesse social, certo é que os réus não adotaram as cautelas necessárias antes de divulgar os dados do autor, além de terem abusado na forma", aponta a decisão.

O magistrado ainda acrescentou que a matéria levada a público pelo 'Balanço Geral RJ' extrapolou os limites do direito de informar e promoveu um julgamento midiático. Em sua defesa, a Record do Rio de Janeiro argumentou que reproduziu informações prestadas pela polícia. A decisão, que pode ser recorrida, além de estabelecer a indenização, também determina que a emissora carioca veicule uma reportagem contendo uma retratação pública. Procurado pela reportagem de Coletiva.net, o jornalista Forcolen não se manifestou acerca do assunto.

Comentários