Rosane de Oliveira se prepara para novo desafio ao enfrentar um linfoma

Jornalista contou em sua coluna que linfonodos descobertos em 2019 evoluíram para um tipo que necessita de tratamento

Rosane de Oliveira não sabe como o tratamento atingirá sua rotina - Reprodução/GZH

A jornalista Rosane de Oliveira publicou em sua coluna em GZH no último domingo, 20, que se prepara para um novo desafio: o tratamento de um linfoma, descoberto em 2019, que evoluiu recentemente. No texto, a colunista diz que pretende alternar dias de descanso e de trabalho durante o período de quimioterapias. 

De acordo com a comunicadora, ela foi diagnosticada com um linfoma não Hodgkin folicular de grau um, o tipo mais comum da doença. "Nestes três anos, monitorei o bicho com acompanhamento médico permanente, sem precisar de tratamento, fazendo exames regulares que mostravam crescimento extremamente lento", conta. Porém, na última tomografia foi constatado um aumento de tamanho fora do esperado, o que fez com que novos testes fossem necessários, que confirmaram a evolução dos linfonodos para um tipo que exige tratamento.

Apesar disso, ela não pretende parar o trabalho, mas ainda não sabe como será o impacto da terapia, com seis ciclos de quimioterapia a cada 21 dias, em sua rotina. "Se depender da minha vontade, vou trabalhar sempre que puder, inspirada nas queridas amigas Alice Bastos Neves e Cristina Ranzolin, que fizeram tratamento semelhante, alternando dias de descanso com as atividades profissionais", escreve. Ela ainda reitera ter em comum com as colegas "a paixão pelo Jornalismo, a alegria de viver e a força para enfrentar desafios".

Rosane, porém, diz saber que terá dias melhores e outros piores pela frente e espera contar com a compreensão do público para eventuais ausências. "O carinho que estou recebendo da família, dos amigos e dos meus líderes no Grupo RBS contribuem para que eu esteja muito confiante no prognóstico dos meus médicos de confiança de que tudo vai dar certo", revela. 

Com a descoberta, Rosane precisou mudar seus planos de férias. "Neste domingo, 20, eu deveria estar a caminho de Porto Seguro, na Bahia, lugar escolhido para descansar depois de uma cobertura intensa como foi a da eleição deste ano", conta. A jornalista ainda planejava passar cinco dias em São Paulo para visitar o filho. A necessidade do tratamento, que começou nesta segunda-feira, 21, a fez adiar o período de lazer no Nordeste, embora tenha conseguido manter a ida à capital paulista. Os jornalistas Bruno Pancot e Paulo Egídio assumem seu espaço neste período.

Apoio

No Twitter, Rosane recebeu apoio de diversos usuários, incluindo a colega Kelly Matos. "Estamos contigo nessa luta! Juntas. Vamos vencer", escreveu. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) também desejou melhoras. "Tenho certeza que logo ela estará cobrindo os acontecimentos políticos do Rio Grande do Sul e do Brasil com a qualidade e o comprometimento de sempre", publicou.

Comentários