Sindicatos se unem para negociar futuro de empregados da TVE e FM Cultura
Associações se reuniram com o governo do Estado na tarde desta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira, 3, houve uma reunião entre o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), o Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom/RS). Nela, foi deliberado que um grupo de trabalho será formado para buscar uma solução para o futuro de profissionais da Comunicação dos veículos TVE e FM Cultura, que não têm um destino sobre seus empregos desde a extinção da Fundação Piratini. À força-tarefa também caberá a manutenção das emissoras.
O maior consenso do encontro foi a necessidade de criar uma estratégia para trazer garantia e bem-estar aos comunicadores, além de assegurar um ambiente de trabalho adequado para o exercício da profissão. A ideia da formação do grupo foi recebida com entusiasmo, e já está determinado que haverá uma nova audiência na primeira quinzena de agosto. Espera-se que tudo esteja resolvido até março do ano que vem, quando ocorrem as comemorações dos aniversários de 50 anos da TVE e 35 da FM Cultura.
Participaram da audiência, representando o governo do Estado, Alexandre Elmi, secretário-adjunto de Comunicação, Paulo Emílio Dantas, procurador setorial, e Larissa Barth, chefe de gabinete. Em nome do Sindjors estava a presidente, Laura Santos Rocha, e o advogado Antônio Carlos Porto Junior. Por sua vez, Antônio Ricardo Malheiros, presidente, e Antônio Escosteguy Castro, do setor jurídico, eram os delegados dos Radialistas. Além destes, os integrantes do Movimento dos Servidores da TVE e FM Cultura Lirian Sifuentes e José Fernando Cardoso também compareceram.