Sindjors estabelece novo período de rejeição à Cota de Solidariedade

Trabalhadores que desejam se opor à contribuição têm entre 10 e 17 de fevereiro

Contribuição espontânea é equivalente a três dias de salário - Crédito: Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) estabeleceu a data de abertura do segundo período de rejeição à Cota de Solidariedade 2022-2023. Desse modo, trabalhadores que desejam se opor à contribuição têm entre 10 e 17 de fevereiro para registrar a manifestação. No entanto, os jornalistas que fizeram a comunicação no segundo semestre do último ano, após a assinatura do acordo coletivo, não precisam encaminhar novamente.

A contribuição espontânea, equivalente a três dias de salário - sendo cobrado meio dia a cada dois meses -, visa ao fortalecimento da luta pelas pautas da entidade. Trata-se de um procedimento previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Sindjors e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Para tanto, a entidade mantém o direito constitucional de fazer a cobrança, desde que seja oportunizada à categoria a possibilidade de se manifestar, caso não queira fazê-la. 

Aqueles que optarem por rejeitar o desconto devem preencher o formulário, que, na sequência, precisa ser encaminhado para o e-mail [email protected]. Também devem ser anexadas cópias de algum documento de identificação com foto e assinatura, para conferência. Após o término do prazo de oposição, o Sindjors encaminhará, no prazo de cinco dias úteis, às empresas a relação de trabalhadores que não contribuirão com a Cota de Solidariedade.

Comentários