Trio feminino é celebrado em noite do Festival de Cinema de Gramado

Lucy Alves, Alice Braga e Laura Cardoso receberam homenagens nesta sexta-feira

19/08/2023 11:00 / Atualizado em 19/08/2023 17:48
Trio feminino é celebrado em noite do Festival de Cinema de Gramado /Crédito: Edison Vara/Agência Pressphoto

Celebrar o poder feminino: assim definiu ao Coletiva.net a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, sobre a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Enquanto Ingrid Guimarães recebeu o Troféu da Cidade de Gramado na quinta-feira, 17, nesta sexta-feira, 18, foi a vez de Lucy Alves, Alice Braga e Laura Cardoso subirem ao palco para serem homenageadas.

Produtora com mais de seis décadas de carreira, Lucy Barreto foi a primeira a  ser chamada no auditório do Palácio dos Festivais, para ser reconhecida. Ela recebeu das mãos da filha Paula, também produtora, o Troféu Eduardo Abelin - distinção concedida a diretores, cineastas e entidades pelo trabalho feito em benefício do Cinema brasileiro. 

?Só tenho a agradecer: ao Festival de Gramado, a vocês, à minha família e por estar viva. Agradeço a cada dia. Levanto, abro os olhos e digo: ainda estou viva. Porque, com 90 anos, cada dia é de muito valor?, enfatizou ela, que é responsável pela produção de filmes como 'O Quatrilho' e 'O que é isso companheiro'.

Conforme Lucy, no mesmo 18 de agosto, a homenageada celebra 69 anos de casada com o diretor e fotógrafo Luiz Carlos Barreto, enquanto juntos completam 60 anos desde a fundação da LC Barreto. ?Essa celebração é do Cinema brasileiro, porque é muito raro na nossa área ter uma empresa que dure tanto tempo. É uma atividade de risco. Você tem que fazer um bom filme e ele tem que chegar em um momento que o mercado está querendo ver.? Ainda em seu discurso, salientou que, apesar das dificuldades serem muitas no Brasil, considera-se positiva e otimista. ?Acho que tudo vai melhorar?, disse. 

Presença internacional

Direto das telonas e de blockbusters internacionais, a atriz Alice Braga também esteve no Festival de Gramado para ser homenageada. Condecorada com o Kikito de Cristal, dedicado a expoentes do cinema internacional, recebeu o troféu das mãos de Julia Barth, atriz com quem contracenou o curta 'O Trampolim', em 1998 - a obra foi a estreia de Alice no mundo da sétima arte. Um trecho do filme, inclusive, foi mostrado durante a distinção.

?É muito simbólico receber essa homenagem aqui em Gramado, no Rio grande do Sul, onde, curiosamente, minha história com o Cinema começou, aos 14 anos de idade?, disse, ao salientar a importância de ter o curta, dirigido por Fiapo Barth e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, no seu currículo. Os cineastas gaúchos Jorge Furtado e Carlos Gerbase, que também participaram do curta, foram citados por ela. Emocionada, Alice confessou que é tímida e, por isso, resolveu preparar um texto. ?Ao invés de chorar, vou ler?, mencionou, ao citar as outras mulheres que foram homenageadas e estavam lá - Ingrid, Lucy e Laura.

A atriz não deixou de citar Léa Garcia, que receberia o Troféu Oscarito, ao lado de Laura Cardoso, porém faleceu na segunda-feira, 14, - mesmo dia em que seria homenageada. O filho, Marcelo Garcia, foi quem recebeu o destaque na ocasião. ?Onde também estaria dona Léa Garcia, a estrela de afronegro, que inclusive foi indicada como melhor atriz em Cannes. Ela abriu portas para todas nós atrizes latino-americanas atuarem fora do Brasil?, falou.

Ainda segundo Alice, é uma alegria ver o Cinema nacional acontecendo na tela e brilhando com o destaque que merece. ?Principalmente agora, que a Cultura brasileira é uma referência para todo mundo mundo, tenho muito orgulho do que é produzido aqui?, exaltou, ao apontar que ?o Brasil é e sempre será minha casa, onde busco minha inspiração?. Por fim, agradeceu a honraria, visto que muitas pessoas que admira receberam o Kikito de Cristal antes dela. 

Ovacionada 

Ovacionada do início ao fim da homenagem, a atriz Laura Cardoso foi recebida pelo público que lotava o auditório do Palácio dos Festivais. O Troféu Oscarito foi entregue a ela pelas mãos das outras homenageadas, Ingrid, Lucy e Alice. Com a voz ofegante, disse que estava sem fôlego devido ao deslocamento da poltrona onde sentava até a subida no palco. 

Aos poucos, conseguiu dizer: ?De coração, obrigada por gostarem do meu trabalho. Estou emocionada!?. Por fim, a atriz encerrou o breve discurso ao brincar que não sabia mais o que falar. Pioneira na TV brasileira, com mais de 30 longas-metragens e 100 novelas na carreira, Laura Cardoso começou a atuar ainda no tempo das radionovelas. Ela está na televisão brasileira desde o primeiro ano no ar.

A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.