"Entendemos que era um momento significativo de reafirmar a importância da força feminina no Audiovisual", salienta Rosa Helena Volk

Presidente da Gramadotur ressaltou a importância de realizar uma edição do Festival de Cinema de Gramado em homenagem às mulheres

Presidente da Gramadotur,Rosa Helena Volk, durante a abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado - Crédito: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

A 51ª do Festival de Cinema de Gramado está muito especial para as mulheres. Presentes nos mais diversos espaços no Cinema, a produção do evento decidiu entregar grande parte das homenagens para as profissionais que atuam na área. "Entendemos que este era um momento importante de reconhecimento e reafirmar a importância da força feminina dentro do trabalho do Audiovisual", salientou Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur - autarquia responsável pela organização -, em entrevista exclusiva ao Coletiva.net.

De acordo com ela, como há tantas mulheres para homenagear, pensaram em fazer uma edição apenas prestando tributos às profissionais que trabalham na área. Vera citou, por exemplo, a atriz Letícia Colin, convidada para ser madrinha dos estudantes que participaram do Educavídeo. Enquanto isso, a atriz Léa Garcia, que faleceu em Gramado, durante a realização do evento, receberia o Troféu Oscarito (a mais antiga homenagem do Festival) ao lado da também atriz Laura Cardoso. 

Além delas, a produtora Lucy Barreto recebe o Troféu Eduardo Abelin e a atriz Ingrid Guimarães, o Troféu Cidade de Gramado. Por fim, a atriz Alice Braga recebe o Kikito de Cristal, sendo essa a primeira vez que é destinado a uma brasileira. "Acho que isso mostra muito daquilo que o festival quer ser: inclusivo, plural e dar espaço para o reconhecimento", apontou Rosa.

Pensando no futuro

Ao citar que a partir da 40ª edição o Festival se reinventou, Rosa abordou que desde então o evento olha para o futuro, o streaming e toda a cadeia produtiva do Audiovisual. "Para o ano que vem teremos o mundo representado aqui em Gramado. Os nossos planos e projetos são grandiosos porque o Festival é enorme", revelou, ao dizer que fica muito agradecida por tudo que o evento faz pela cidade de Gramado e por todos que traz. 


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários