Vencedores do 'Prêmio Amrigs de Jornalismo 2025' são conhecidos

Cerimônia de entrega dos troféus faz parte das comemorações da entidade pela Semana do Médico

17/10/2025 12:00
Vencedores do 'Prêmio Amrigs de Jornalismo 2025' são conhecidos

Na noite dailoyik JB quinta-feira, 15, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) realizou a cerimônia de entrega do 'Prêmio Amrigs de Jornalismo 2025'. A honraria reconheceu reportagens de destaque que abordaram o tema 'Desafios da Medicina: Formação, Inovação e Fake News', com o objetivo de celebrar a cobertura jornalística sobre Saúde e Medicina. A cerimônia, na qual também foi entregue o 'Prêmio Amrigs de Melhores Práticas na Medicina 2025', integra as comemorações da Semana do Médico.

Estavam presentes autoridades, profissionais de Saúde, comunicadores e representantes de instituições de todo o Brasil. Os dois prêmios celebraram o compromisso da entidade com a valorização da Medicina, da Ciência e da Comunicação responsável, que são pilares considerados fundamentais pela Amrigs para a promoção da Saúde e o fortalecimento da confiança pública na área médica.

O 'Prêmio Amrigs de Jornalismo 2025' premiou profissionais da imprensa em x: 'Fotojornalismo'; 'Jornal/Revista'; 'Mídia On-line'; 'Rádio'; e 'Televisão'. Na primeira, o vencedor foi Jonathan Heckler, da Zero Hora. Ele capturou a imagem que registrou a inauguração de um novo laboratório de biossegurança na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Em 'Jornal/Revista', Pedro Nakamura Scharlau, da Veja Saúde, conquistou o primeiro lugar com a matéria 'A febre dos hormônios'.

Em 'Mídia On-line', o destaque foi Karyne Lane Alves Gomes, do O Povo+, do Ceará, pelo especial 'Entre flores e temores: a vida com Parkinson'. Além disso, a primeira colocação de 'Rádio' foi conquistada por Rodrigo D'Avila, da Rádio Comunitária FM, com a reportagem 'Medicina no Feed: O uso adequado das redes sociais por médicos'. Por fim, em 'Televisão', Flávia Peixoto Cardoso de Barros, da TV Brasil, levou o troféu com a matéria 'AVC, cada minuto importa'.

Veja abaixo a relação completa de premiados:

Fotojornalismo:

1º lugar ? Jonathan Heckler (Zero Hora)

2º lugar ? Jorge Luis Leão Machado (Brasil de Fato RS)

3º lugar ? Camila Hermes (GZH)

Jornal/Revista:

1º lugar ? Pedro Nakamura Scharlau Vivas Vieira (Veja Saúde)

2º lugar ? Tiago Mengue Boff (Zero Hora)

3º lugar ? Leon Ferrari (Estado de São Paulo)

Mídia On-line:

1º lugar ? Karyne Lane Alves Gomes (O Povo+)

2º lugar ? Lucas Guimarães Abati e Yasmin Luz (GZH)

3º lugar ? Jorge Luis Leão Machado (Brasil de Fato RS)

Rádio:

1º lugar ? Rodrigo D'Avila (rádio Comunitária FM)

2º lugar ? Kathlyn Moreira (rádio Gaúcha)

3º lugar ? Camilla Martins (rádio CBN Floripa)

Televisão:

1º lugar ? Flávia Peixoto Cardoso de Barros (TV Brasil)

2º lugar ? Pietro Oliveira (RBS TV)

3º lugar ? Lenise Slawski Soares (SBT Brasil)