Depois do Louvre, artista gaúcho expõe obras em Lajeado

Erasmo Breitenbach exibe peças da série 'Colcha de Retalhos' na Casa de Cultura de Lajeado

Obra foi exposta no Museu do Louvre - Erasmo Breitenbach

Estão em exposição no Salão Principal da Casa de Cultura de Lajeado (Rua Borges de Medeiros, 285 - bairro Centro) algumas peças da série 'Colcha de Retalhos' do artista plástico gaúcho Erasmo Breitenbach. A mostra reúne obras que foram  expostas pela primeira vez no Museu do Louvre, em Paris, em novembro de 2022. Com entrada gratuita, a ação pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Nas sextas-feiras, o horário é das 8h às 14h. Inaugurada em 8 de março, a iniciativa segue até 31 deste mês.

Além das duas telas que acabam de voltar da França, Erasmo produziu novos quadros. Natural de Montenegro, o artista plástico autodidata também é dançarino licenciado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O início nas artes ocorreu já na infância. Na adolescência, ele vendia retratos e peças de roupas customizadas. No mesmo período, juntou-se ao grupo Ginga Brasil e começou a dar aulas no Studio Bálance.

A exposição das obras no Louvre aconteceu por meio do convite da assessoria artística Vivemos Arte. Integrantes da mostra 'Carrossel du Louvre', as telas abordam o conceito 'Colcha de Retalhos' ao intercalar sentidos e percepções a partir do uso de fita adesiva sobre ou sob a tinta. Erasmo explica: "Geralmente eu tento mesclar o objetivo com o subjetivo. Tanto que eu uso esse fundo que eu chamo de 'colcha de retalhos' porque é assim que eu vejo".

Com o intuito de arrecadar fundos e levar as obras para a Europa, o artista criou a campanha 'Juntos no Louvre' nas redes. As doações em dinheiro foram retribuídas com retratos do contribuinte. As imagens estão no perfil do Instagram do artista, que também tem outros tipos de artes como NFTs (non-fungible tokens) e quadros nativo-digitais. 

Comentários