Ilustrador gaúcho recebe premiação internacional na Itália
Daniel Kondo foi agraciado no Prêmio Bologna Ragazzi Award (BRAW) pelo livro 'El Rojo Orgulloso'
O ilustrador gaúcho Daniel Kondo foi destaque em uma premiação internacional. O artista recebeu o Prêmio Bologna Ragazzi Award (Braw) pelo título publicado em espanhol 'El Rojo Orgulloso'. A distinção, promovida na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, destaca as mais belas e inovadoras publicações ilustradas do mundo. A 60ª edição ocorreu entre 6 e 9 deste mês. "Essa premiação em Bolonha demonstra que a linguagem gráfica ultrapassa qualquer fronteira", celebra Kondo.
Os principais critérios avaliados pelo júri, composto por integrantes do setor editorial, são qualidade gráfico-editorial, inovação e capacidade de diálogo com os jovens leitores. Neste ano, foram inscritos 2.349 títulos, de 644 editoras, de 59 países. 'El Rojo Orgulloso' ficou entre os 20 melhores livros para a infância e em sétimo lugar na categoria Opera Prima. A obra ficou em exposição na The Braw Amazing Bookshelf (A Maravilhosa Estande da premiação, em tradução livre ao português) durante o evento.
Com coautoria de Alejandra Gonzalez, a publicação traz uma fábula sobre a tolerância e a amizade entre as cores. O intuito é mostrar que é possível a convivência harmoniosa entre todos, cada um com suas particularidades e talentos. Apesar de ter sido editado em solo uruguaio pelo Editorial Morisqueta, o livro teve a colaboração editorial do poeta e professor brasileiro Augusto Massi. Em breve, o livro deve ser lançado no Brasil pela WMF Martins Fontes.
A Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha reúne profissionais de criação e publicação da literatura infantil e juvenil. O evento atrai, em média, 1.400 expositores e 30 mil visitantes anualmente.
Daniel Kondo
Natural de Passo Fundo, Kondo viveu e trabalhou por muitos anos em São Paulo, mas atualmente reside em Punta del Leste, no Uruguai. Entre os prêmios recebidos na carreira, estão: Prêmio New Horizons, da Feira de Bolonha, na Itália; João de Barro; Catedra Unesco; e Jabuti nas categorias Literatura Infantil e Projeto Gráfico.