Instituto Caldeira realiza terceira expansão no espaço físico

Hub de Inovação localizado em Porto Alegre terá ambientes para a instalação de novas empresas e startups

Esta é a terceira expansão promovida no hub de Inovação - Crédito: Acervo/ Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 - bairro Navegantes), em Porto Alegre, está em obras. O terceiro andar do prédio passa por reformas e contará com 25 salas novas, sendo cinco exclusivas para reuniões. O hub de Inovação abre espaço para a instalação de novas empresas e startups. A inauguração está prevista para outubro.

No setor privado, 19 empresas de diferentes segmentos já garantiram um lugar. Entre elas estão o estúdio de games Hermit Crab Studios, a NoOne, a Randoncorp e a Sulgás. O setor público também terá representantes no empreendimento. A Prefeitura Municipal de Santa Maria, com o projeto 'Santa +', e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) levarão equipes para o novo ambiente.

Com a reformulação, a Comunidade Caldeira terá um espaço voltado a estimular a abordagem criativa para gerar soluções. Equipado com tecnologias interativas, o DSpace foi projetado como um local de Inovação destinado a processos de cocriação, prototipação e desenvolvimento de novos produtos, além de treinamentos que abarcam este método. O projeto prevê também a construção de uma nova arquibancada.

Carolina Cavalheiro, head de Negócios e Comunidade do Instituto Caldeira, explica que a reforma foi planejada pensando no compartilhamento e na interação entre os membros da comunidade. "O espaço físico é um componente importante, estar em um mesmo ambiente propicia conexões frutíferas que muitas vezes surgem de conversas casuais, descontraídas. Por perceber esse potencial, seguimos investindo e expandindo o prédio", relata 

A terceira expansão acontece dois anos após a inauguração do hub, que aconteceu em 2021. A segunda ocorreu em 2022, e teve uma ampliação com mais de 8 mil m².  No total, o Instituto Caldeira dispõe de 22 mil m² que englobam 20 salas de reunião, quatro espaços exclusivos para eventos on-line e presenciais, mais de 100 postos para coworking, além da arquibancada principal e setores de lazer. O público pode conhecer o empreendimento por meio de um tour virtual

 

Comentários