MuseCom promove exposição em homenagem aos 50 anos da TVE

Espaço com entrada gratuita será aberto ao público nesta quarta-feira

MuseCom destaca história de 50 anos da TVE - Crédito: Welington Silva/Ascom/MuseCom

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) (Rua dos Andradas, 959 - bairro Centro Histórico, Porto Alegre), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove uma exposição em homenagem aos 50 anos de TVE, em que destaca o papel social e as memórias da televisão pública dos gaúchos. A mostra, nomeada como 'TVE 50 anos', foi inaugurada no início desta quarta-feira, 27. O acesso à exposição é gratuito.

A proposta de criação do espaço é proporcionar para o público a experiência de conhecer as memórias de 50 anos de trabalho produzidos pelo veículo. A exibição estará disponível para visitação de segunda-feira a sábado das 10h até 19h, até julho. A iniciativa é uma parceria da TVE, com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e com o patrocínio do Banrisul.

A exposição é dividida em dois espaços, com o primeiro chamado 'Memórias', que traz diferentes momentos da história do veículo e as pessoas envolvidas na trajetória. Já o segundo local tem como nome 'Programação' que apresenta itens dos acervos e cenografia que remetem aos programas da emissora, permitindo a possibilidade de o público vivenciar o universo do canal. 

A secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira, comenta que a TVE procurou, sempre, apresentar uma programação diversificada e que valorizasse a cultura regional. "Apresentar esta exposição, que destaca os 50 anos de credibilidade e aprimoramento dos conteúdos, enche-nos de orgulho", complementa. A secretária de estado da Cultura, Beatriz Araujo, ressalta que a emissora construiu uma história de referência para as emissoras públicas brasileiras, sempre próxima da audiência e comprometida com a função social de promoção cultural. "Revisitar esse legado é uma oportunidade de reviver memórias e explorar o universo lúdico da TV", afirma.

Já o diretor da FM Cultura e da TVE, Caio Klein, compartilha que a ideia da criação da exposição surgiu há cerca de um ano, a partir disso as equipes se reuniram para resgatar e contar a história do veículo. "A TVE é a emissora que mais produz conteúdo audiovisual no Rio Grande do Sul, e é importante celebrar e compartilhar isso com a sociedade gaúcha", complementa.

Comentários