Persepolis Escola Livre apresenta 'Quebrada Conserta' na 'ExpoFavela RS'

Feira de Inovação e empreendedorismo acontecerá na sexta-feira e no sábado no Centro de Convenções da PUCRS

'Quebrada Conserta' será o projeto apresentado pela Escola - Crédito: Divulgação

A Persepolis Escola Livre apresentará o 'Quebrada Conserta' na 'ExpoFavela RS'. O projeto é um laboratório tecnológico de reciclagem de lixo eletrônico para a economia criativa e formação de jovens para desenvolvimento de tecnologias disruptivas e livres para inclusão digital. Promovida pela Favela Holding com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa), a feira de Inovação e empreendedorismo do quarto setor acontecerá na sexta-feira e no sábado, 1º e 2 de setembro, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Avenida Ipiranga, 6681 - bairro Partenon), em Porto Alegre. 

Idealizada por Miro Silva, artista-educador, trans, negro, nascido na comunidade da Bom Jesus, a Persepolis acontece na Kombucha, Kombi Tecnológica, de modo itinerante. O intuito é trazer educação socioambiental às escolas públicas e promover coleta de computadores, tablets e celulares em pontos ecológicos da Região Metropolitana, e, dessa forma, criar o primeiro computador recondicionado da periferia.

Para o CEO da iniciativa, a tecnologia deve ajudar a efetivar direitos, não retirá-los. "Hoje, a realidade de muitos jovens daqui é um futuro não sonhado por ninguém. Um futuro tão distante que simplesmente não existe para eles, diante de toda opressão que nós sofremos por todos os lados." Por isso, ele acredita que dispor de um lugar de acolhimento e fala é conferir o direito de "re-existir". "A arte, a cultura e a sabedoria originárias do nosso lugar são fogo para ebulir expressões mais diversas e comprometidas com um futuro mais positivo para nós da favela", exalta Miro. 

A entrada na 'ExpoFavela' é gratuita, no entanto é preciso retirar os ingressos neste site. Mais informações sobre as iniciativas da Persepolis podem ser conferidas nas redes sociais da escola

Comentários