Porto Alegre ganhará um novo centro de Cultura
Gerenciado por artistas, Zona Cultural ficará na avenida Alberto Bins

As obras estão em andamento e, em março, Porto Alegre ganhará um novo espaço para criação, desenvolvimento e exibição da arte do Rio Grande do Sul. Localizado na avenida Alberto Bins, entre o Centro Histórico e o Quarto Distrito, o Zona Cultural foi criado com recursos privados e será gerenciado por uma rede de artistas gaúchos.
André Varela, Batista Freire, Carlos Mödinger, Diego Nardi, Heinz Limaverde, Iassanã Martins, Juliana Kersting, Mirna Spritzer, Patrícia Fagundes, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako e Sandra Possani integram o grupo de gestores. Para a diretora, Patrícia, a cidade precisa de espaços e tempos de arte e convívio, de criação e de encontro.
"Um espaço cultural inventado a partir do sonho compartilhado entre artistas é uma aventura imensa, um desejo político, um projeto amoroso que celebra possibilidades da arte, uma aposta no que podemos ser e fazer juntos", explica a profissional, que também coordena o grupo teatral Cia. Rústica.
O prédio de dois andares possui mais de 500 metros quadrados. No térreo, haverá espaço para apresentação de espetáculos com capacidade para 120 espectadores, bar, banheiro acessível e depósito. Já o piso superior abrigará um saguão, camarins, duas salas de ensaio, aulas e reuniões e banheiros para público e artistas. O local oferecerá peças teatrais, performances, pocket shows, eventos, cursos e oficinas.