Porto Alegre ganhará um novo centro de Cultura

Gerenciado por artistas, Zona Cultural ficará na avenida Alberto Bins

Projeção de como ficará o espaço - Rodrigo Shalako

As obras estão em andamento e, em março, Porto Alegre ganhará um novo espaço para criação, desenvolvimento e exibição da arte do Rio Grande do Sul. Localizado na avenida Alberto Bins, entre o Centro Histórico e o Quarto Distrito, o Zona Cultural foi criado com recursos privados e será gerenciado por uma rede de artistas gaúchos. 

André Varela, Batista Freire, Carlos Mödinger, Diego Nardi, Heinz Limaverde,  Iassanã Martins, Juliana Kersting, Mirna Spritzer, Patrícia Fagundes, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako e Sandra Possani integram o grupo de gestores. Para a diretora, Patrícia, a cidade precisa de espaços e tempos de arte e convívio, de criação e de encontro.

"Um espaço cultural inventado a partir do sonho compartilhado entre artistas é uma aventura imensa, um desejo político, um projeto amoroso que celebra possibilidades da arte, uma aposta no que podemos ser e fazer juntos", explica a profissional, que também coordena o grupo teatral Cia. Rústica.

O prédio de dois andares possui mais de 500 metros quadrados. No térreo, haverá espaço para apresentação de espetáculos com capacidade para 120 espectadores, bar, banheiro acessível e depósito. Já o piso superior abrigará um saguão, camarins, duas salas de ensaio, aulas e reuniões e banheiros para público e artistas. O local oferecerá peças teatrais, performances, pocket shows, eventos, cursos e oficinas. 

Comentários