Projeto que busca valorizar ciência no RS prorroga inscrições

Concurso Rede Sapiens também quer incluir pesquisa acadêmica nas empresas

O concurso Rede Sapiens, que busca valorizar a ciência no Rio Grande do Sul e incluir pesquisa acadêmica nas empresas prorrogou o prazo de inscrições até 31 de março de 2021. A iniciativa do Pacto Alegre, articulada pela uMov.me Arena, tem curadoria da Fapergs e Reginp, e apoio de diversas universidades gaúchas, entidades setoriais e empresas. A ideia é possibilitar a aplicação prática da produção acadêmica e dar visibilidade ao desenvolvimento da ciência no Estado. 

O cadastro é gratuito e os mestres e doutores interessados devem gravar um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações e enviar o formulário disponível em www.umov.me/redesapiens. Os vídeos ficarão disponíveis para todos os atores da sociedade, do governo, da universidade e das empresas e serão submetidos à análise do projeto Rede Sapiens. Até o momento, cerca de 40 trabalhos foram inscritos. As empresas podem entrar em contato com os autores dos trabalhos por meio de um formulário disponível na página de cada vídeo presente na vitrine. 

A coordenadora Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Ufrgs e entusiasta do projeto, Luciana Buriol, acredita que a Rede Sapiens cria a oportunidade de se conhecer o trabalho dos pesquisadores de maneira mais ampla. "É importante tanto para a sociedade como para a academia, porque as pessoas podem tomar conhecimento do que se faz em uma universidade e nós também temos espaço para aplicar o trabalho árduo feito na pesquisa", afirma. Além disso, ela defende a importância da iniciativa para empresários e instituições, porque "há temas sendo desenvolvidos na pós-graduação que podem gerar soluções para problemas complexos das empresas e organizações, mas muitas vezes elas não sabem que trabalhamos com tais problemas".

O valor total de prêmios ainda será definido, pois a Rede Sapiens está em processo de captação de recursos junto às empresas. Foram captados, até o momento, R$ 35 mil reais, que serão divididos entre os 10 mestres e/ou doutores vencedores do concurso, em conjunto aos respectivos professores orientadores, nas categorias Prêmio Conexão com o Mercado e Prêmio Engajamento.

Comments