Vestibular da Atitus Educação tem cursos focados no mercado de trabalho

Inscrições para 16 opções de graduação devem ser realizadas até 16 de novembro

Vice-presidente de Mercado, Vinicius Severo, no lançamento do Vestibular 2024 - Crédito: Mariana Ambrósio

A Atitus Educação lançou, nesta terça-feira, 17, o vestibular de verão 2024. Focado no vínculo entre o mercado de trabalho e os cursos de atuação, a instituição oferece 16 opções de graduação, divididos entre Porto Alegre e Passo Fundo. Os interessados podem se inscrever pelo site da Universidade até 16 de novembro. As provas ocorrerão em 18 do mesmo mês, às 9h, nos campis Mont'Serrat (Rua Dona Laura, 1020 - bairro MontSerrat), Porto Alegre e Santa Terezinha (Rua Senador Pinheiro, 304 - bairro Rodrigues), em Passo Fundo. 

Na Capital, os alunos podem escolher entre Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia. Já em Passo Fundo, há vagas em: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. 

Além da prova presencial com redação, pode-se optar pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ingressar por meio de transferência. Também são ofertadas bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e o financiamento pelo crédito educacional CredIES. Na Medicina só será aceita a inscrição via nota do Enem. 

Atitus Learning System

O vice-presidente de Mercado da Atitus, Vinícius Severo explica que a instituição preza por uma formação diferente, pois acredita que a carreira dos alunos não começa apenas depois do diploma. "Vemos uma oportunidade de ajudá-los a iniciar a jornada profissional no primeiro dia de aula, colocando à disposição ferramentas e metodologias ativas para que eles se insiram no mercado durante a graduação." Por isso, o modelo educacional Atitus Learning System é pautado por conceitos como Employer University, jornada preditiva, conexão radical com os negócios e disciplinas de desafios.

O sistema compreende três pilares: Modelo Acadêmico, Ecossistema e Jornada Preditiva. O primeiro deles é caracterizado pelo Employer University, que traz aos estudantes experiências e habilidades essenciais para o desenvolvimento das carreiras, com os currículos conectados a empresas e corpo docente profissional. O segundo, o centro universitário integra empresas como Cnex, Enter Tech Edu, Insight Academy, Semente e Wise, que se conectam já na elaboração dos programas dos cursos. Isso se materializa com a presença de palestrantes renomados e de demandas reais de empresas como ferramentas pedagógicas. 

O último coloca os estudantes no centro do processo personalizado de aprendizagem e os incentiva a percorrer trilhas de empregabilidade e empreendedorismo que auxiliam na preparação para as necessidades e oportunidades. Além disso, nas Disciplinas de Desafios, os alunos vivenciam situações reais do mercado para aprimorar habilidades.

Crescimento

O primeiro curso adaptado a esses pilares é o de Ciência da Computação, que passou por uma reestruturação na grade curricular. A formação oferece microcertificações por módulos, já consolidadas em muitos países como nanodegrees, o que permite que os estudantes estejam aptos ao mercado de trabalho ao fim de cada semestre estudado. Conforme Severo, o objetivo é reposicionar todas as escolas, nos próximos meses, para que estejam adequadas aos pilares do Atitus Learning System.

Os diferenciais dão à organização um indicador de retenção dos alunos de 94%. A instituição de ensino superior também está em crescimento. Desde 2018, ela cresceu 50% em relação ao número de alunos. Atualmente, tem aproximadamente seis mil estudantes nas cinco escolas: Agronegócio, Direito, Negócios, Politécnica e Saúde. 

Comentários