"Nos inspiramos em algo de sucesso", diz fundador do portal Gaúcha Repórter

Jornalista Valdir França lançou o veículo de comunicação online no último dia 15

Gaúcha Repórter foi lançado no último dia 15 - Reprodução

Desde a última sexta-feira, 15, o público do Estado conta com um novo veículo de comunicação online: o Gaúcha Repórter. Com o slogan 'O portal do Rio Grande', a plataforma foi criada pelo jornalista Valdir França, diretor da Líder Comunicações, empresa que é responsável pelo site. Além do nome, a iniciativa também chama atenção por contar, em seu logo, com uma fonte semelhante à utilizada pela Rádio Gaúcha na década passada.

"Fizemos uma pesquisa e constatamos que a Gaúcha não utilizava mais essa fonte e, por conta disso, decidimos aproveitá-la. Nos inspiramos em algo de sucesso, positivo", explicou, ao Coletiva.net, o fundador do portal, que compartilha do mesmo nome do extinto programa comandado por Lasier Martins na Rádio Gaúcha. França, no entanto, fez questão de frisar que não existe nenhuma correlação entre a sua empresa e o Grupo RBS, apenas inspirações. 

O Gaúcha Repórter, de acordo com França, vem sendo desenvolvido há dois anos, mas somente agora, com o período de isolamento, devido à pandemia do novo coronavírus, a equipe conseguiu ter tempo para finalizá-lo e colocá-lo no ar. O foco do portal é a "informação precisa e responsável", abordando temas de relevância à sociedade do Rio Grande do Sul, como economia, negócios, política, educação, segurança, esporte e saúde.

França tem passagens por veículos de comunicação como Jornal O Estado, de Não-Me-Toque, Jornal de Taquara, Rádio Repórter do Vale, Gramado FM, e Excelsior AM, pesquisa Top of Mind/Líder (desde 1995). Ele contou ao Coletiva.net que, apesar de uma equipe ainda pequena, o Gaúcha Repórter nasceu com grandes ambições, atuando fortemente nas regiões das Hortênsias, Sinos e Paranhana, onde tem sua sede no município de Taquara: "O objetivo é crescer em ritmo sólido num mundo cada vez mais digital".

Além do portal de comunicação online, o propósito é, até o final do ano, adotar outros mecanismos, como podcast, coberturas em imagem, e a implantação da 'Rádio Repórter', emissora web "estruturada com o que há de mais moderno em tecnologia para garantir boa experiência aos ouvintes e possibilitar uma mídia atrativa para os anunciantes divulgarem seus negócios".

O projeto ainda conta com uma proposta de fazer com que o leitor se torne colaborador, realizando o envio de notícias e informações para serem publicadas. O quadro 'Jornalista por um dia' visa ao público maior de 18 anos, que poderá relatar os acontecimentos de sua comunidade. O interessado em publicar uma notícia no Gaúcha Repórter precisa redigir um texto de até 25 linhas, reunindo informações pertinentes aos fatos, enviando, juntamente, com a sua identificação. Os escolhidos, após terem a sua notícia publicada, recebem um certificado do veículo.

O Gaúcha Repórter pode ser acessado pelo endereço www.gauchareporter.com.br.

Comentários