Carlos Ismael Moreira aborda o Jornalismo para o cidadão no '5º E-comVida'

Diretor de Jornalismo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul participou nesta sexta-feira do evento do Escritório de Comunicação de Canoas

Evento ocorreu nesta sexta-feira - Crédito: Divulgação

"Muito mais que assessores de imprensa, nós somos agentes a serviço da população." Assim o diretor de Jornalismo da Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom RS), Carlos Ismael Moreira, definiu o trabalho de sua equipe durante a palestra na quinta edição do 'E-comVida'. O encontro promovido pelo Escritório de Comunicação (Ecom) de Canoas aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6, no Paço Municipal.

Moreira falou sobre o cotidiano da pasta e afirmou que a palavra 'release' (termo para definir o texto feito por assessorias de imprensa ao longo dos anos e que tem por característica ser institucional e frio) foi banida no órgão. "Nós fazemos Jornalismo. Eu quero matérias completas, em que haja a informação de verdade ali. Nós trabalhamos para a população do Rio Grande do Sul, que é quem precisa ter acesso às informações que estamos divulgando", enfatiza.

A organização interna do fluxo de informações foi o destaque da palestra, assim como as rotinas de atendimento à imprensa e a divulgação das demandas do governo. "A profissionalização da Comunicação é hoje uma questão fundamental para qualquer nível da administração pública que busque se aproximar do cidadão", destaca. Para o gestor, o 'E-Comvida' é uma oportunidade ímpar de trocar boas práticas, discutir modelos de operação e os conceitos que norteiam a atividade jornalística. "Fiquei muito satisfeito em poder compartilhar um pouco do nosso trabalho no Jornalismo da Secom RS. Essas trocas de experiência também nos dão a oportunidade de refletir sobre o quê e como estamos atuando. Assim, crescemos juntos".

Idealizadora do projeto, a secretária-chefe do Ecom, Patrícia Augsten, acredita na importância dos encontros e que não existe mais lugar para Comunicação sem propósito. "Muito do que o Ismael trouxe, nós já fazemos aqui em Canoas, mas é importante conhecermos a rotina e a estrutura de outros locais para que consigamos aprimorar o nosso trabalho". Ela ainda completa: "Possibilitar que a equipe tenha acesso a estes profissionais do mercado faz com que eles tenham ideias novas, que proponham inovações aqui dentro e impede que os processos internos fiquem emperrados".

Comments