De casa e cara novas: 'Cafezinho' estreia formato e estúdio

Programa da Mix Porto Alegre passa a ser transmitido da Fábrica do Futuro, na Capital gaúcha

'Cafezinho 2.0' é transmitido em novo estúdio. - Reprodução/Redes Sociais Fábrica do Futuro

Quem viu a transmissão do 'Cafezinho' nesta quinta-feira, 8, pelo YouTube ou Facebook pôde notar um novo visual. Completando 25 anos no ar em 2022, o programa da rádio Mix FM Porto Alegre estreou o novo estúdio da emissora, localizado na Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609, no bairro Floresta). Além disso, a atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira ao meio-dia, também na rádio, ganhou diferentes formatos e integrantes.

Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, Mauro Borba, diretor-geral do veículo, explicou que o espaço tem mais opções de captação de imagens, melhores câmeras, iluminação e projeção de imagens em tela com alta definição. Assim, possibilita mais qualidade para as lives nas redes sociais. Além disso, o programa também poderá utilizar os espaços da Fábrica para gerar imagens ou realizar eventos.

Como exemplo, o gestor cita a sala imersiva com telões de alta definição e o lounge, que podem sediar encontros e shows. "Pretendemos reunir ouvintes, fazer entrevistas ao vivo com artistas, com a participação da audiência, e eventos voltados para o mercado publicitário."

Para o comunicador, a Fábrica é um local "muito bem pensado e instalado, com circulação de pessoas que trabalham com criação de conteúdo". Além disso, tem uma boa localização, no Quarto Distrito, e um vínculo com tecnologia de ponta utilizada no Estúdio Audioporto, que fica nas dependências do empreendimento. O interesse do CEO, Rafael Hauck, pelo projeto da rádio Mix de levar o 'Cafezinho' para a estrutura da Fábrica também contribuiu para a mudança.

Alteração essa que ocorreu só com esse programa da emissora. Como frisou Mauro, o estúdio principal continua funcionando normalmente no campus da Ulbra, com horário de locução local. A transmissão do sinal da Mix 107.1 ainda segue sendo realizada do antigo espaço. 

'Cafezinho 2.0' 

Nos últimos meses, o 'Cafezinho 2.0' - como foi denominado neste novo momento -  acrescentou integrantes, como os influenciadores digitais: Barbara Saccomori - que também coordena as ações digitais do programa e da emissora - e Erick Clepton. 

A atuação diária do Capu, que antes era esporádica, soma-se à do âncora Cassiano Mattje e do Eduardo Mendonça. Já Mauro estará no programa como "integrante móvel". "É uma forma de diminuir minha participação e abrir mais espaço para as novas gerações digitais, uma vez que eu sou o que chamo de 'analogic influencer' ", brincou. 

Fernando Perdigão, coordenador de Marketing e Planejamento da Mix Poa, acredita que esse seja mais um passo de inovação da empresa e uma nova página para o programa. "A gente tem uma linguagem mais digital, mais próxima dos videocasts e podcasts, e uma abertura maior para inclusão de conteúdos dos anunciantes em tela e merchandising."

Novidades em 2023

E as novidades não param por aí. O diretor-geral garantiu ao portal que, depois da virada do ano, haverá mais. "Estamos trabalhando em um projeto novo, um programa de Jornalismo para a manhã da rádio que vai se chamar 'Jornal da Mix' e iremos reformular o estúdio de Canoas", adiantou. 

 

Comentários