Empate com gosto de vitória: Rádio União celebra números de 2020

Diretor da Rede União FM, Rodrigo Giacomet, garante que, em um ano de pandemia, alcançar índices semelhantes aos de 2019 é resultado positivo

Rodrigo Giacomet - Divulgação

"Felizmente, com todas as adversidades sanitárias e consequentemente econômicas, conseguimos manter nossa equipe na íntegra", comemorou o diretor da Rede União FM, Rodrigo Giacomet. Em um 2020 de pandemia de Covid-19, o gestor destacou ao Coletiva.net que a prioridade da empresa foi a saúde da equipe e revelou que, analisando os dados em comparação com os do ano passado, o resultado foi positivo.

Um dos principais desafios econômicos, de acordo com Giacomet, foi manter os colaboradores. "Foi triste, duro, preocupante em vários aspectos, principalmente sob o ponto de vista humano", refletiu. Ele explicou que, nos primeiros três meses da pandemia, foi possível manter os salários integralmente, e, após, foi construído um modelo de redução de jornada, junto à equipe, para entregar um produto com qualidade e manter o grupo sem demissões. 

A rádio obteve aumento de audiência e interação, segundo o gestor, com uma programação formada por músicas dentro do padrão da emissora, agregando agendas positivas, em meio ao cenário difícil que se apresentava. "De um modo geral, foi um ano de muito aprendizado e solidariedade", avaliou Giacomet. O profissional considera que as principais conquistas do ano foram "a integração da equipe e a recuperação de mercado", conforme ele, motivadas pela transparência com que foram conduzidos os passos dados durante a pandemia. 

Traduzindo 2020 em números, o diretor apontou uma queda de faturamento 'dramática', entre março e abril, com suspensões de contratos, reduzindo o lucro em mais de 50%. A partir de maio, o cenário foi melhorando para a emissora e Giacomet afirma que conseguiram chegar a 90% dos índices de 2019. Quase um empate orçamentário com o ano que passou, que, devido às circunstâncias, foi celebrado como uma vitória. "Terminar o ano, quase empatando com o ano passado, foi uma grande recuperação de mercado", afirmou o gestor.

"Ótimas perspectivas para 2021", é o que vislumbra Giacomet. Conforme ele, houve crescimento de 30% tanto na rádio de Novo Hamburgo quanto na de Pelotas, nos meses de novembro e dezembro, em relação a setembro e outubro. O digital se mostrou um aliado, nele, ocorreu crescimento da Rede União FM, segundo o diretor, através do site, das redes sociais e do Spotify, onde os podcasts com os comunicadores e as transmissões de vídeo entrevistas conquistaram cerca de 400 mil visualizações.

Chegando a 98% do planejado para 2020, Giacomet não sabe exatamente o que esperar do próximo ano: "Tudo é uma incógnita", disse ele. Mas garantiu "muito trabalho, com a busca de recuperação de parte do terreno perdido". Conforme o profissional, será intensificada a linha de música boa e boas informações, com a idéia de 'Dar Voz ao Que Faz Bem', que é o slogan da rede. A União FM também pretende crescer na Capital e promete uma nova praça para 2021, sobre a qual o gestor faz suspense: "será mais distante de nossa sede, Novo Hamburgo, bem como de nossa filial, em Pelotas". Giacomet define suas expectativas: "Novidades e desafios não faltam. Que a saúde nos permita seguir evoluindo, saudáveis e confiantes".

Comments