Ética e governança: SPR implementa Compliance

Com o olhar voltado para grandes marcas, agência de Novo Hamburgo também aplica o Programa de Integridade

Sócia e diretora administrativo-financeira, Gabriela Weyh Torres conduz o processo na SPR - Niko Pacheco

Com o entendimento de que criatividade não existe sem ética e governança e um olhar voltado para grandes marcas, a SPR implementa na agência o Compliance e o Programa de Integridade. O primeiro integra um conjunto de práticas para garantir que as atividades estejam em conformidade com leis, regulamentos e normas. Já o segundo reforça a postura e o comportamento ético nas relações internas (com os colaboradores) e externas (que envolvem fornecedores e clientes). 

Conforme a diretora administrativo-financeira, Gabriela Weyh Torres, responsável pela condução do processo, o tema da ESG (sigla para environmental, social and corporate governance) está em evidência, e, por isso, dentro das organizações, principalmente nas grandes e médias, avançaram as práticas ambientais, sociais e de governança. "É uma visão contemporânea e de maturidade de cultura, que faz sempre ver o mercado sem deixar de primeiro olhar para dentro do negócio", observa.

Para a execução interna, a SPR utiliza a ferramenta Feedz, plataforma que possibilita dar feedbacks e melhorar o ambiente de trabalho, especialmente na atuação híbrida e, assim, aumenta a conexão, o engajamento e o desempenho dos colaboradores. De acordo com Gabriela, a agência entende que o Compliance é um diferencial competitivo e traz mais segurança para os clientes e demais partes envolvidas. Dessa forma, qualifica e habilita a agência para o atendimento a grandes contas, tanto no setor privado como no público. 

A gestora acredita que o programa estará em constante evolução e que, a partir dele, serão firmados contratos com parceiros cada vez mais qualificados. "Com o apoio de uma consultoria e orientação jurídica, revisamos todo o processo do nosso negócio para o desenvolvimento do Código de Conduta e Ética, e aprimoramos políticas e procedimentos internos que começam na execução individual e refletem na dimensão da empresa", avalia.

Compliance e Código de Conduta e Ética

Como um conjunto de práticas adotadas para garantir a conformidade com leis, regulamentos e normas, o Compliance inclui a identificação e o gerenciamento de riscos legais e regulatórios. Além disso, realiza políticas e procedimentos para mitigar esses riscos e ações corretivas em caso de violações de leis e regulamentos. 

Nessa linha, o Código de Conduta e Ética estabelece os valores e padrões de comportamento esperados de todos os funcionários da organização. O documento inclui princípios como integridade, honestidade, transparência, respeito e responsabilidade social. O termo ajuda a garantir que a empresa atue de forma responsável, seja na tomada de decisões, seja na interação com clientes, fornecedores e demais stakeholders.

Comentários