Prefeitura de Canoas adota audiodescrição em conteúdos nas redes sociais

Iniciativa foi proposta pela equipe de Comunicação do município

Redes sociais da prefeitura de Canoas ficaram mais acessíveis - Crédito: Divulgação

As redes sociais da prefeitura de Canoas ficaram mais acessíveis para pessoas com deficiência visual ou com limitações na visão. Isso porque as publicações dos perfis oficiais da cidade passaram a contar com audiodescrição. A iniciativa foi proposta pela equipe do Escritório de Comunicação (Ecom) do município, enquanto eram organizadas as postagens para o Dia do Braille, celebrado em 4 de janeiro.

Conforme o secretário de Comunicação, Giuliano Amaro, promover a inclusão é uma preocupação do Ecom. "Alcançar diferentes públicos é nossa obrigação. Todos os conteúdos que produzimos são acompanhados de legendas, o que contempla a população surda ou com baixa audição. Agora, com a audiodescrição, vamos atender a outra importante parcela da comunidade", celebra. O recurso possibilita a esse público o acesso às mídias digitais, além de informações e oportunidades que a internet disponibiliza.

Para o secretário adjunto de Comunicação, Giovani Gafforelli, investir em mais uma ferramenta de diálogo com o público é um sinal de respeito à sociedade. "Estávamos produzindo o material para as redes sociais, quando percebemos que este conteúdo deveria de fato ser inclusivo. Foi então que incluímos a audiodescrição nas postagens", justifica. De acordo com o jornalista, o retorno do conteúdo sobre o Dia do Braille foi tão positivo que a equipe decidiu instituir o uso da ferramenta em todos os materiais.

No Brasil, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de sete milhões de pessoas são cegas ou lidam com limitações na visão. Para facilitar o acesso desse público, Gafforelli explica que os conteúdos postados são acompanhados pela #PraCegoVer. "Seguimos o movimento que consiste em despertar a atenção dos usuários da web, para que utilizem uma descrição detalhada da imagem utilizada nas suas publicações, em mídias sociais. É a forma que encontramos de sensibilizar outras pessoas a praticarem a inclusão", afirma.

Comentários