Em novo vazamento de dados, meio bilhão de usuários do Facebook são expostos

Ação teria partido de hackers, que divulgaram informações como números de telefone e nomes completos das pessoas

Meio bilhão de usuários do Facebook têm seus dados expostos

A preocupação com a segurança da informação na internet é cada vez mais algo latente. O problema, agora, é o vazamento de meio bilhão de dados do Facebook, ocorrido na última semana, que segue gerando desdobramentos - visto que ainda não se tem um levantamento total dos danos. Até o momento, sabe-se que a ação teria partido de hackers e afetado, no Brasil, oito milhões de usuários.

O ataque à rede social de Mark Zuckerberg, detectado, inicialmente, pelo portal Business Insider, expôs informações como números de telefone, nomes completos, localizações, aniversário, e-mails e status de relacionamento das pessoas. Os dados roubados teriam sido publicados em um site pelos criminosos.

Além do Brasil, já se tem conhecimento de 32 milhões de usuários atingidos nos Estados Unidos, 11 milhões no Reino Unido, e 6 milhões na Índia. Não é a primeira vez que o Facebook enfrenta o problema de exposição de dados e chegou a ter 7% de queda em suas ações, por esse motivo, há três anos.

Em janeiro deste ano, o Brasil sofreu com vazamento de informações de mais de 223 milhões de CPFs do sistema do Serasa. O Coletiva.net ouviu o especialista Marison Souza, CTO e co-founder da empresa gaúcha Maven Inventing Solutions, que explicou os riscos deste tipo de exposição, ressaltou a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deu dicas de como se prevenir contra hackers. 

Confira a entrevista completa clicando aqui.

Comentários