Comissão começa preparação para os Festejos Farroupilhas 2023

Grupo Estadual responsável pela organização do evento, que se inicia em 19 de agosto, fez a primeira reunião nesta quinta-feira

Equipe se reuniu no auditório do CAFF - Solange Brum

Os Festejos Farroupilhas 2023 se iniciarão em 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves (Rodovia BR 116, Km 423), em Cristal. Para tanto, a preparação para o evento já começou. Representantes de 18 entidades que compõem a Comissão Estadual da Organização se reuniram pela primeira vez nesta quinta-feira, 16, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). No encontro, foram definidos os nomes da diretiva do grupo, composta só por mulheres.

Gabriella Meindrad, secretária adjunta de Estado da Cultura (Sedac), assume a presidência pelo segundo ano consecutivo. Ela foi a primeira mulher trans da história a comandar o órgão, em 2022. Como vice, foi definida Ivana Maria Genro Flores, representando a Secretaria da Casa Civil; e como secretária, Karina Contiero Silveira, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O patrono e o tema dos Festejos Farroupilhas 2023 serão definidos na próxima reunião da Comissão, marcada para 28 de março, em local a ser divulgado.

Gabriella destacou que a diretiva feminina dá continuidade à política de inclusão da Sedac, que possui um quadro de servidores composto majoritariamente por mulheres (59%). Em postos de gestão, esse número aumenta para 73%. A gestora também enalteceu a parceria entre as instituições estaduais e municipais nos anos anteriores e ressaltou a importância da continuidade desse trabalho. "Nós tivemos muito êxito no decorrer da gestão anterior e queremos continuar assim nesta nova. São novos desafios, mas estamos muito fortalecidos, muito felizes, e principalmente eu, por ter no ano passado presidido essa Comissão e ter contado com vocês", declara.

Quem também continua na função realizada no ano passado é Liliana Cardoso, presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. Desempenho que foi elogiado por Gabriella. "Ela fez um trabalho lindo no acampamento. Teve muitos desafios, porque acaba sendo o município que sedia o desfile, e a Comissão Municipal acaba colaborando na disseminação das informações para as demais localidades", destaca. Ao retribuir a confiança, Liliana disse que "houve uma simbiose e um elo muito eficaz que deu certo. Nos colocamos à disposição para somar os nossos feitos de liberdade, igualdade e humanidade". 

Entre as atribuições da Comissão estão o debate e a análise de ações que possam subsidiar a Sedac no desenvolvimento de políticas culturais voltadas às comemorações alusivas aos Festejos Farroupilhas, bem como auxiliar na promoção de parcerias entre poder público, sociedade civil e agentes culturais.

Comentários