Veículos de Comunicação do Vale dos Sinos e da Capital se unem para combater as fake news

Profissionais das rádios ABC, 88.7, redes Pampa e União FM, e dos Portais Dudu News e Martin Behrend compõem iniciativa

Dudu News, Anderson Alves, JP Gusmão, Rodrigo Giacomet, Martin Behrend, Rodrigo Steffen e Bruno Laux - Crédito: Divulgação

Veículos de Comunicação do Vale dos Sinos e de Porto Alegre se uniram, nesta quarta-feira, 8, em uma iniciativa para combater as fake news que estão sendo espalhadas sobre as enchentes. Profissionais das rádios ABC, 88.7, redes Pampa e União FM, e dos Portais Dudu News e Martin Behrend compõem a ação conjunta.

A iniciativa é encabeçada pelo diretor da Rede União FM, Rodrigo Giacomet, que contou à reportagem de Coletiva.net, que teve essa ideia de reunir veículos para combater fake news, pois a pressão e o desgaste estão "muito grandes" e que os profissionais passam o mesmo tempo que levam para informar, desmentindo informações. "Comecei a conversar com os colegas, mesmo sendo concorrentes, para que pudéssemos criar um vídeo em conjunto fazendo esse apelo, e todos toparam", explicou.

O encontro dos profissionais foi realizado na Fenac do Calçado, em Novo Hamburgo, e reuniu os comunicadores Bruno Laux da rede Pampa, JP Gusmão do Grupo Sinos e Rodrigo Steffen da Vale TV. Dudu News do Portal DuduNews, Anderson Alves da 88.7 e Martin Behrend do Portal Martin Behrend também compõem o grupo.

Segundo Bruno, os profissionais estão recebendo inúmeros relatos, principalmente na Fenac, sobre coisas que não aconteceram. "É muito importante essa união, não só no resgate das pessoas e na entrega de donativos, mas sim na informação. Prezamos sempre pela verdade." Para JP, a iniciativa vem ao encontro do que o Estado vem vivendo, além de toda a questão das cheias e do atendimento às famílias atingidas, das mortes e dos desaparecidos. "É importante a gente e os veículos estarem reunidos aqui. Pois se damos uma notícia errada, somos cobrados", disse.

Rodrigo disse que não se pode perder a solidariedade das pessoas, por conta de algumas que são maldosas ou até mesmo bem intencionadas, mas que fazem tudo de forma atravessada. "Nós precisamos estar unidos, toda a nossa região, pois assim a comunidade caminhará para frente realmente. Tenho certeza de que a gente dá passos importantes para frente e não podemos retroceder." 

Dudu News afirma que a iniciativa é um movimento histórico, ímpar, pois o Estado está passando por um momento de catástrofe e tem pessoas que querem tornar esse momento ainda pior, mentindo. "Nós estamos aqui para reforçar o compromisso com o Jornalismo, com o nosso trabalho diário que é informar e nós não queremos desmentir mais, queremos cada vez mais informar a verdade e queremos que as pessoas contribuam com isso, não repassando mentiras", explicou. 

Para Anderson, é necessário estar do lado da comunidade para prestar um serviço correto, já que, por vezes, uma vida pode depender de uma informação, que é tão importante e relevante. "Estamos juntos por Novo Hamburgo, pelo Vale dos Sinos e pelo Rio Grande. É um momento de união e de solidariedade." Martin conta que o grupo está engajado em repassar notícias com segurança para as pessoas. "É um momento muito delicado, a gente sabe que muitas pessoas aproveitam, até mesmo para se promover, mas os veículos de Comunicação que tem a responsabilidade, que tem o profissionalismo acima de tudo, estão aí unidos para levar a informação de segurança para a população."


Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.

Comentários