
Os jornalistas que acompanham o South Summit Brazil 2023 no Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, têm à disposição uma sala para realizar os trabalhos. O espaço está localizado no final da estrutura montada ao lado do Guaíba, junto ao Growth Stage e aos Executive e Private Business Lounges. O local foi bastante requisitado nesta quarta-feira, 29. Durante a manhã e tarde do primeiro dia de evento, o ambiente se manteve bastante movimentado.
Uma placa na entrada sinaliza a capacidade para 253 pessoas, que podem se espalhar por três mesas grandes com 12 lugares cada e mais seis menores, com quatro cadeiras, totalizando, assim, 60 estações de trabalho. Desta forma, há profissionais que desempenham suas funções em pé, além de utilizarem equipamentos para escrever e desenvolver conteúdos, a sala também é usada para gravar entrevistas com personalidades do evento, tanto em áudio quanto em vídeo.
Além de assessorias de Imprensa de órgãos públicos e empresas privadas, a equipe de Coletiva.net compartilha o ambiente com colaboradores de veículos como os jornais Jornal do Comércio, Diário de São Paulo, Estado e Folha de São Paulo, Valor Econômico e Zero Hora. Profissionais da Revista Exame, e dos portais NeoFeed, Pequenas Empresas Grande Negócios (PEGN) e Sartupi também utilizam a estrutura. Emissoras televisas como Globo, SBT RS, TV Cultura e RBS TV, e de rádio, como Gaúcha e Guaíba, também estão presentes.
Ainda atuam desde a sala, jornalistas da prefeitura, câmara dos vereadores, da In Press – assessoria de imprensa oficial do evento, entre outros. Entre uma pauta e outra, os profissionais e fotógrafos têm à disposição salgados, frutas, suco de laranja, café e água. Esse último, um item essencial para matar a sede de quem está trabalhando e enfrentando o calor desta quarta-feira, por isso também frequentemente trocada pelos staffs.
Procurada pela reportagem do portal, a assessoria de imprensa do South Summit Brazil 2023 não divulgou ainda o número exato de credenciais de imprensa.
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real o South Summit Brazil – edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçam a cobertura do portal, que conta com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio é do Grupo RBS e da Famecos.

